quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Zen

Nasce um movimento, ainda pequeno, o slow blog, nome inspirado na prática do slow food, que promove a comida local, orgânica, sazonal, em oposição ao fast food que destruiria hábitos alimentares saudáveis.

O slow blog prega uma espécie de blog zen, escrito sem pressa, despreocupado com o imediatismo, o consumo ocasional, sem ser movido por notícias.

Para Bárbara Ganley (The New BGBlogging), slow blogging é "ficar em silêncio por alguns minutos antes de escrever e jamais escrever a primeira coisa que lhe vem à cabeça".

Um Manifesto Slow Blog escrito em 2006, por Todd Sieling, consultor de tecnologia de Vancouver, Colúmbia Britânica, apresentou os princípios do movimento. O slow blog é a rejeição do imediatismo, escreveu. Sieling não anda mais escrevendo devido à falta de leitores...

Dicas do movimento slow blogging:


1- Slow blogging é a rejeição do imediatismo.

2- Slow blogging prova que nem tudo que merece ser lido é escrito às pressas.

3- Slow blogging é meditação.

4- Blogs de notícias são como restaurantes de fast food.

5- Fique em silêncio por alguns minutos antes de escrever.

6- Não escreva a primeira coisa que lhe vem à cabeça.

7- Inclua posts uma ou duas vezes por semana, mas, se precisar ficar um mês sem escrever, faça-o.

E aí, depois do que leu, você acha que eu sou slow ou fast blogger? Dá para ser slow na internet, que é essencialmente fast?

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 02/12/08.

3 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Internet, modernices, invencionices, nada afastará a necessidade imperiosa de ser claro e eficaz, verdadeiro, na comunicação - sobretudo na forma escrita. Esta há de ser alimentada pelo pensamento e a crítica.

Passada a brincadeira inicial, é o rigor que volta a impor-se. Com todos os parâmetros clássicos há muito estabelecidos. Nem podia ser diferente.

Anônimo disse...

Uma visão pessoal. Os movimentos do tipo "slow" são válidos como referência crítica, mas não se prestam bem como receituário genérico. O mundo é fast e ponto final. O desafio atual - este sim, exige cada vez mais talento e sofisticação de todos - é ser mentalmente "slow" e operacionalmente "fast". (Ricardo Alcântara)

Anônimo disse...

Uma dica spbre o assunto esta no livro, DEVAGAR,como um movimento mundial esta desafiando o culto da velocidade,Carl Honoré,Record.