quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A frase do dia

Ingenuidade não é virtude.

Lúcio Alcântara

12 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Só uns poucos vereadores de Fortaleza não fingem exagerada ingenuidade. Leio que Márcio Lopes, da Câmara Municipal, acionará a Justiça para conseguir informações sobre as despesas de Luizianne Lins em viagens oficiais. Informações que devem, segundo a própria Lei Orgânica do Município e os princípios do Serviço Público, disponibilizar-se facilmente, sempre, a qualquer que as busque. Requerimento de Jaime Cavalcante, naquele Legislativo, entretanto, foi antes rejeitado. Esta Câmara Municipal, vítima do fisiologismo partidário, omite-se muito, de vez em quando. Não deveria jamais fugir de sua função essencial: fiscalizar os atos do Executivo Municipal. Alri Nogueira e Adelmo Martins também querem esta prestação de contas. A Prefeitura atual, como se sabe, é a mesma que tem dificuldade em contratar e fiscalizar, a bom termo, a construção de uns bancos de pau nas ruas da Cidade, por ocasião da alguma festividade.

Célio Ferreira Facó disse...

Ingênuo também que alguns partidos tratem de "fabricar" candidatos. Veja-se, p. ex., a candidatura de Marcos Cals. Recente nota publicada no blog de política de O Povo, em 20 do corrente, dá conta da eventual candidatura de Marcos Cals à prefeitura de Fortaleza. Ilustra a matéria uma fotografia de Edimar Soares, a qual, sozinha, termina por descrever toda a situação do candidato agora. E mesmo toda a situação da prática política entre nós. Encontro no Pirambu. Assembléia pouca, alheia, dispersa; Marcos Cals à frente. Muitos nem o fitam, arreados numas cadeiras velhas, sob um barracão. Assim mesmo aparece o candidato, que saiu calado, a olhar de lada, para fora, como se não visse eleitores á sua frente nem tivesse nada que lhes dizer. É um encontro de estranhos, falantes de línguas distintas, sem comunicação possível. Poderia ser um emblema do fosso, abismo infinito que separa, por aqui, políticos e eleitores. Não por acaso as administrações municipais desta Cidade são tão deficitárias, alheias às necessidades de seus cidadãos.

Célio Ferreira Facó disse...

Repercute a renúncia de Fidel. Ingênuos, parece que os editores de O Povo deixaram-se impressionar, talvez, para publicar efígie tão exagerada do presidente de Cuba, na capa do Jornal de ontem, com a elevada estatura de Fidel ou pelo seu longo período de governo. Fizeram capa mal formulada, infeliz, opaca, com desequilíbrio de imagem exagerada, carente de textos, sobre a renúncia inopinada de Fidel. Os vários estudos, modelos a que chegaram antes da edição definitiva mostra-nos o próprio O Povo Do Blog, caderno eletrônico daquela redação, pouco freqüentado. Vemos que escolheram um dos piores; mas todos tinham, mais ou menos, os mesmos defeitos. Ainda bem que melhorou a capa da edição de hoje, 21: parece feita por outra gente, equilíbrio de textos e títulos, manchetes, mais sobriedade de imagens. Esperamos que não seja apenas por enquanto.

Anônimo disse...

Acredito que a ingenuidade só é virtude em crianças de pouca idade...

Anônimo disse...

mas é inocência...

Célio Ferreira Facó disse...

Eis o que Lula, o PT, e mesmo todos os partidos políticos brasileiros, atacados de conveniente cegueira, não podiam deixar de considerar sempre: a obra de Fidel Castro. Assim, só o nome, que tem, entretanto, a força dos verbos, das orações inteiras. Fez Fidel o discurso de Cuba por meio século. E fez-se ouvir em todo o mundo, pelas maiores potências, potentados. Renuncia agora, quando sente recolherem-se-lhe as forças vitais. No crepúsculo, brilha ainda. Quando se for, a memória dos homens só agigantará a lenda, o mito. Surpreendeu o mundo desde a descida de Sierra Maestra. O libertador de Cuba. Viu o século XX muitos líderes. Quase nenhum haverá maior. Aos que o acusam de ditador, replica como administrador vitorioso na educação, na saúde, nos esportes, no apoio popular da Ilha. Mais de uma vez denunciou a farsa grosseira das democracias representativas de todo o mundo: “Milhões de crianças... na rua..., nenhuma... é cubana”. Certo passará agora por transformações Cuba. Elas virão lentas. Jamais lograrão subjugar outra vez a Ilha redimida por Fidel Castro. Por aqui os partidos, clubes de conveniência, apenas tratam de prover a própria sobrevivência.

Célio Ferreira Facó disse...

Quando morreu Maria Luiza Bezerra, depois que a COELCE cortou-lhe o fornecimento de energia elétrica, mandei uma carta-denúncia à Tribuna da Imprensa, do nobre e corajoso Hélio Fernandes. Ele a quis publicar na edição de hoje, na seção de Correio Eletrônico. Jornalista talentoso, eloqüente, decepcionado com o governo de Lula, acrescentou ele o seguinte comentário ao meu. “Tua carta é uma denúncia inacreditável. Mas como sempre, nada acontecerá. As doações-privatizações de FHC, criminosas? E a displicência de Lula, inacreditável. E as privatizações vão continuar além do fato de não ter havido nenhuma reestatização. Já cuidam de DOAR a Cedae, a Cesp, e mais e mais. Na primeira eleição, votei e apoiei Lula, publicamente. Na segunda, apenas votei, em silêncio. Na terceira, não sei onde estarei.”

Unknown disse...

Não vou tratar de ingenuidade, mas de uma possível malícia nos comentários sobre o pedido de pensão como ex-governador.
Vejam no blog do O Povo : O ex-governador Lúcio Alcântara pensava em doar sua pensão quando a solicitou? Ele o faria caso não fosse pré-candidato a prefeito?

Por isso os criminosos e poderosos cada vez mais ocupam vagas no legislativo, pois os bons estão desistindo.

Lúcio Alcântara disse...

A todos os meus leitores, gostaria de esclarecer que sempre fiz doações de aposentadoria a instituições de caridade, quando tenho outra fonte de renda decorrente do exercício de mandato eletivo.

Já foram beneficiadas as seguintes instituições: Santa Casa, Casa do Menino Jesus, para crianças portadoras de câncer, Comunidade Padre Anchieta (CEPAN), para acolhimento e educação de jovens carentes.

Portanto, não há oportunismo qualquer nessa atitude. É regra de vida, consciência social.
Lúcio Alcântara

Anônimo disse...

Governador,

Ingenuidade fingida é artimanha.

José de Freitas

Anônimo disse...

Para os comentaristas e jornalistas do blog d´o povo: e o cid gomes pensou em liberar a pensão do lúcio antes dele se definir como pré-candidato à prefeitura de fortaleza???!!??

Santa "ingenuidade" manipuladora...

Anônimo disse...

Direito é Direito nao podemos abrir mao dele doa a quem doer...!!!