terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Estatística

O jornal O Estado, edição de 15/02/08, traz a informação, atribuída ao deputado estadual Nelson Martins(PT/CE), que o Governo do Ceará, confrontado com o péssimo resultado do crescimento industrial (último lugar entre os 14 estados pesquisados), responsabiliza o método de cálculo pelo insucesso, cogitando de alterá-lo.

Note-se que a sistemática empregada é a mesma para todo o Brasil e aplicada pelo insuspeito Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). É simples, na falta de bons números, muda-se a fórmula de encontrá-los. Algo assim como se fazia na União Soviética, quando se apagavam das fotografias as imagens dos que haviam caído em desgraça perante o regime...

16 comentários:

Anônimo disse...

dr.lucio, esse é o velho NELSON RAPOUSA MARTINS. Quem não se lembra dos discursos acalorados durante a sua gestão, quando o nelsinho pregava a adequação constitucional dos defensores publicos do ceará, e agora, que faz parte do seleto grupo de VIP GOMES já nem toca mais no assunto. TEM NADA NÃO, O TROCO VAI VIM A GALOPE.

ATENÇÃO: DIA 29/02 ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DOS DEFENSORES PUBLICOS DO CEARÁ PARA DELIBERAREM ESTADO DE GREVE....

Célio Ferreira Facó disse...

Impossível não notar a metamorfose de Nelson Martins. Apenas equivalente àquela mesma do PT, que chega à quase ESQUIZOFRENIA com que se houve no plano federal, adotando agora políticas e projetos sempre combatidos por ele mesmo. LAMENTÁVEIS também, quase sempre, os seus expedientes internos, partidários. Parece incapaz até da simples organização; seus líderes contestam-se facilmente, sem harmonia. Compreendemos então, a partir dessa desordem doméstica, por que o Partido, tendo alcançado alguns dos cargos máximos do Legislativo, do Executivo, soçobrou depois num mar de imoralidades, ilegalidades e vê, não raro, desertarem de suas alas grandes colaboradores. Assusta tanta inconstância. E que apego ao Poder, aos cargos, à situação de autoridade demonstram os seus líderes!

Célio Ferreira Facó disse...

Conhecida anedota em economia dá conta de um morador em cuja casa se comem dois frangos todos os dias. Ao seu lado, o vizinho, indigente, nada tem que comer; mas o governo, alheado, contabiliza que cada família dispõe de um frango diário. A confirmar-se que o Executivo Estadual manda macaquear os índices da economia, pode-se refutá-lo com a simples realidade ao redor. Largas fatias da população deserdadas de qualquer preocupação do governo. Baixíssima escolaridade. Infraestrutura deficiente; a malha viária defeituosa, muito incompleta. Empregos, investimentos que faltam. Insegurança crescente, carente de um programa ofensivo, capaz de deter a criminalidade. Nada disso parecia possível de ocorrer nas promessas do candidato que depois, mercê de monumental máquina de marketing, tornou-se o atual governador. Vê agora que não bastam promessas. E os governos avaliam-se por resultados concretos.

Célio Ferreira Facó disse...

“Tentador é o Poder”, diz Gramsci com razão. Entre nós temos disso a demonstração prática nestas personagens, partidos nativos que se apresentam como vestais da moralidade e depois os apanhamos nus, em operações, procedimentos, atos e omissões tão reprováveis como mais não podiam ser. Às vezes, francamente irresponsáveis, culposos. Disso se ressente agora Fortaleza, o Estado. Essa política pequena, mesquinha, feita à sorrelfa, entre alianças celebradas por gente que não podia representar senão a si mesma, longe de qualquer mandato, qualquer múnus público. Agora padecem a Cidade, o Ceará, por enquanto sem direito a uns bancos de pau, umas festinhas honestas, montados nas ruas pelo Executivo Municipal, um ritmo de desenvolvimento pelo menos mínimo, a ser promovido pelo Governo Estadual.

Anônimo disse...

Esse Nelson "Traíra" Martins perdeu todo e qualquer caráter que por acaso ele pudesse ter!Políticos que age como esse deputadozinho de araque é que fazem o povo ter total descrença nos políticos.
Olha aí,Dr. Lúcio,os Defensores Públicos agora estão com asudade de você,heim?Bem que poderiam lhe fazer justiça agora e se engajar na sua campanha de Prefeito.LÚCIO PREFEITO FORTALEZA MERECE,FORTALEZA PRECISA!!!

José Sales disse...

É a velha tática "cumpanhera" Dr. Lúcio de imputar a culpas "sempre aos outros". O erro é sempre alheio, inclusive se for estatístico. Vai vir por aí logo mais a "estaística cumpanhera". Depois de um ano, so rola a Ronda.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
Acabei de ver no blog do Eliomar de Lima que você descartou assumir qualquer cargo Federal´e reafirmou sua pre-candidatura a Prefeito de Fortaleza.É hoje que a turma da Luiziane perde o sono e arranca os cabelos.É isso aí,Dr.Lúcio,vá em frente que você é o único candidato que pode recuperar nossa cidade dessa dessastrosa administração de Luiziane e sua reca de incompetentes!Bote o pé na estrada que o povo lhe seguirá!E TOME LÚCIO NO LOMBO DA LOURA-BURRA!!!

Anônimo disse...

Os cálculos do IBGE estão errados? Quando beneficiam estão certos?

Só dá mesmo para usar uma expressão velha, mas atual: "a culpa é do sofá".

Célio Ferreira Facó disse...

PERDEU EMPREGOS o Ceará, ao contrário do restante do País. Júnior Macambira, técnico de Mercado de Trabalho, do Sine/IDT, quer atribuir o desastre a um comportamento sazonal. Nas atividades econômicas da região metropolitana, somente a construção civil obteve algum saldo positivo. Queda na indústria de transformação, queda na agropecuária, queda no comércio. Professores e pesquisadores não são tão simplistas na análise das causas e pedem mais investimentos públicos. Di-lo, por exemplo, o professor Pedro Jorge Ramos Vianna, coordenador da Unidade de Economia e Estatística do Indi, da Fiec. Ele propõe também mudanças na política industrial e mais incentivo fiscal. Justamente o papel do governo do Estado. Assim também pensa José Ramos Torres de Melo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), para quem o Estado precisa investir na agricultura irrigada. Problemas e soluções bem conhecidos; falta uma Administração Estadual mais atuante, consciente do seu papel.

Anônimo disse...

PODE TER A CERTEZA QUE DR.LUCIO ALCÂNTARA TERÁ APOIO DOS DEFENSORES PUBLICOS DO CEARÁ. DR. LUCIO A BELEZA DA DEMOCRACIA RESIDE NO PODER DE VOTO QUE A POPULAÇÃO TEM PARA EXTERNAR A SUA REVOLTA E DECEPÇÃO. E COM CERTEZA, ESSE SERÁ O RECADO DADO PELOS DEFENSORES PUBLICOS PARA AQUELES QUE O JULGAVAM INCOMPETENTE E AUTORITÁRIO. HA, EU QUERO QUE O VICE DA LUIZIANE SEJE O IVO GOMES, POIS AI SIM, A VITORIA SERÁ MAIS LINDA AINDA.

ATENÇÃO: DIA 29/02 ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DOS DEFENSORES PUBLICOS PARA DELIBERATEM ESTADO DE GREVE.

Anônimo disse...

Deu no blog do Eliomar:
"LÚCIO ANUNCIA PARA MINISTRO DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS QUE NÃO COGITA CARGO FEDERAL
O ex-governador Lúcio Alcântara (PR) foi recebeido em audiência, no fim da tarde desta terça-feira, em Brasília, pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio. Durante a conversa, que durou cerca de duas horas, no gabinete do ministro, numa das salas do Palácio do Planalto, Lúcio informou que, em hipótese alguma, ocupará cargo federal. Ele estava sendo cogitado para o cargo de presidente da Chesf, numa indicação do seu partido.
Amigo de José Múcio da época em que com ele foi deputado federal, Lúcio Alcântara aproveitou para informar também que já assumiu a condição de pré-candidato do PR à Prefeitura de Fortaleza, no que também assumiu a tarefa de construir esse novo caminho eleitoral."

E agora Fortaleza, vai votar com inteligência?!??

Célio Ferreira Facó disse...

Repercute a RENÚNCIA DE FIDEL. Fez hoje O Povo uma capa espetaculosa, sem ser boa, com figura ampliada, gigantesca, longe da sobriedade, objetividade do bom jornalismo. Dentro, ilustram a matéria fotografias de página inteira; o texto, ao contrário do que esperávamos, não logra ocupar, encher tanto espaço. O Editorial refere umas “circunstâncias identitárias” a dificultar a situação em Cuba. Não se sabe o que quis dizer; o termo não existe. Evidente se enganou, sem rever o próprio texto antes de publicá-lo. Assinala também o perigo da desastrosa, criminosa política externa de George Bush. Quer que se garanta a soberania da Ilha. Não tem certeza quanto às instituições, mas deseja o pluralismo, eleições livres, liberdade de expressão e de organização. Vive Cuba, agora, e o mundo todo, grandes incertezas. A única certeza, obviedade a qualquer que pense é que a unanimidade do neoliberalismo, ponta de lança do capital, não pode continuar indefinidamente.

Anônimo disse...

Agora temos um candidato de respeito, competente, honesto, trabalhador com vários anos de serviços prestados ao nosso povo sem nenhuma mácula. Parabéns ao povo de Fortaleza que terá agora um grande candidato.

Anônimo disse...

Essa é a prática usual do Nelson Martins e de seu partido. Eles deturpam tudo e transformam a realidade das coisas.
Eles deveriam trabalhar e falar menos, o que fez o senhor durante o seu governo.

Anônimo disse...

Espero que você construa uma candidatura forte e sólida e que consiga salvar a nossa Fortaleza dessa desajustada e a patota incompetente dela.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Este É o Nelson Traíra Martins, o coveiro, o limpa-fossa do governo, o encarregado de defender o indefensável, mesmo que para isso se preste a um papel ridículo ou a um discurso patético. E acima de tudo, desonesto, ao querer desqualificar o IBGE, uma das poucas instituições que ainda podem ser consideradas sérias no Brasil.

O pior é que esta forma covarde de querer maquiar os números tem uma gravidade maior: eles não têm a intenção de encarar o problema de frente e tentar resolvê-lo. Acham que a solução está em manipular os números e pronto, resolvido o problema. Será que eles desconfiam que estão fazendo concorrência desleal às ORGANIZAÇÕES TABAJARA, aquela cujo lema é "Seus problemas acabaram".

Nelson bateu no governo Lúcio Alcântara como um Mike Tyson enfurecido. Promoveu as maiores calúnias, as mais torpes perseguições, atrapalhou o quanto pode as ações de governo, naquele velho método petista de destruir reputações alheias sem nenhuma preocupação com a verdade.

Agora comporta-se como um porteiro de bordel, amofinado a defender tudo o que é falcatrua de seus novos patrões, Ciro Gomes, Cid Gomes e Tasso Jereissati, antigos desafetos do PT que, não faz tanto tempo, foram tão escarrados e demonizados por ele no passado.

Como dizia Boris Casoy, ISTO É UMA VERGONHA!

Cris