quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Livros


Para comemorar a presença de José Mindlin entre nós, o maior bibliófilo do Brasil, segue uma lista de recomendações para a melhor conservação dos livros:

  • Clipes aceleram o processo de oxidação do papel, deixam marcas e mancham o livro.

  • Flores, folhas ou papéis de baixa qualidade deixados no meio das páginas, alteram o pH do papel do livro e produzem manchas.

  • Fitas adesivas, muito utilizadas para pequenos consertos nas páginas, trazem mais dano a longo prazo.

  • Estantes não devem ficar expostas ao pó, mas precisam de ventilação.

  • Volumes grandes e pesados deformam menos se guardados em posição horizontal, sem objetos pesados sobre eles.

7 comentários:

Na ponta da língua disse...

Nos adustos sertões da Mombaça, onde nasci, minha mãe analfabeta estimulou-me à saciedade o gosto pela leitura e ensinou-me aquilo que o Poeta Correia Júnior expressou em versos. Eu aprendi e não mais esqueci, pela graça de Deus. Porque "fecit mihi magna" (Lc. 1.49), segundo o dístico mariano que coloco em meus livros.

Eis os versos de Correia Júnior:

O livro, sincero amigo,
Tem sempre aberto um abrigo
Que à bondade nos conduz,
É nele que a dor se cala,
Onde apenas o saber fala
E a treva aprende a ser luz.

Salve os livros! Salve homens iguais a Mindlin!

Barros Alves

Unknown disse...

muito bem Barros!!!

salve Mindlin e os Mindlin´s cearenses: Lúcio Alcântara, José Augusto Bezerra, Cid Carvalho, Pádua Lopes .....

Na ponta da língua disse...

Nesta quinta-feira, dia 25, atendendo requerimento do Deputado Adahil Barreto, líder do Partido da República,a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará debate, em comemoração à Semana Nacional do Livro, temas realcionadas às políticas públicas do livro no Ceará. Especificamente, os parlamentares vão debater os seguinte:

1.Democratização do acesso ao livro e à leitura (papel das bibliotecas e livrarias) e as políticas públicas para alcançá-la.
2.As leis do livro (federal e estadual) e sua aplicabilidade
3.Lei em Defesa do Livro (baseada na Lei Lang, da França)

Barros Alves

Anônimo disse...

Salve também o grande livreiro cearence e incentivador da leitura,o nosso SÉRGIO BRAGA.

Anônimo disse...

Salve também o grande livreiro cearence e incentivador da leitura,o nosso SÉRGIO BRAGA.

Anônimo disse...

adorei as dicas de conservação!

Célio Ferreira Facó disse...

Lembrei-me de O NOME DA ROSA, de Umberto Eco. Quis o autor concentrar numa abadia formidáveis discussões em torno da filosofia e da teologia praticadas na Idade Média pelas ordens cristãs. Narrativa vibrante, cheia de suspense em torno das mortes misteriosas, ao fim explicadas, de uns monges. Estes eram os que, de algum modo, permitiam-se e aos outros o conhecimento das obras laicas de Aristóteles, sobretudo as que tratam da comédia e do riso. O assassino dos monges é o chefe da biblioteca, velho cego, sapientíssimo, cujo último ato, desesperado, para não abrir geralmente o saber e os estudos, termina por incendiar, destruir toda a biblioteca. Os conventos eram então as únicas instituições de conhecimento; suas bibliotecas, copistas, manuscritos, tidos como a maior riqueza, símbolo de grandeza. Hoje, quando a INTERNET traz-nos, num movimento de dedos sobre simples teclas, todos os textos, rostos, falas, idiomas, continuam os livros essencialíssimos, imprescindíveis à compreensão das coisas e do mundo.