quarta-feira, 20 de junho de 2007

A educação no Ceará - 1

O Ministério da Educação mediu as condições de aprendizado dos alunos na primeira fase do ensino fundamental na rede pública expressando o resultado mediante um índice, o IDEB (índice de desenvolvimento do ensino básico).

Os dados demonstram que o Ceará tem o melhor desempenho no Nordeste . Obteve nota 2,8, para um máximo de 5. Os melhores resultados são do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, com notas 4,4 , 4,3 e 4,1 respectivamente. Pernambuco obteve pontuação idêntica à nossa.

O resultado não quer dizer que estamos bem, mas indica que melhoramos, e começamos a colher o fruto do trabalho realizado. Perseverar na luta para melhorar a qualidade da educação é a única forma de promover consistentemente o desenvolvimento.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Vive agora o País a iminência de ter de fazer boas reformas sem ter ainda como fazê-las bem. Pelo menos enquanto não se reformar a EDUCAÇAO, garantindo-a amplamente, completamente a todos - em cada região, estado, cidade. Esta é a primeira reforma que conduzir e concluir. Levará muito tempo ainda, mas terá de fazer-se! Como propor e conduzir eficazmente a reforma tributária, a reforma previdenciária, a reforma político-eleitoral sem um parlamento temeroso da opinião pública bem esclarecida e capaz de exigir os melhores programas para si? Pelo que mostram todos os governos, isso não acontecerá a não ser em mil anos. Mal se trata da educação neste País; por enquanto não há senão algumas medidas incipientes. Se demoram, continuarão, contudo, necessárias, imprescindíveis estas reformas, sem as quais o País não sairá do atraso secular em que permanece. Exigi-la agora é a tarefa inafastável das gerações atuais.