quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Biografias

Há uma polêmica ocupando grande espaço na midia sobre a publicação de biografias.

Enquanto autores e editores invocam a liberdade de expressão consagrada na constituição para escreverem e publicarem biografias não autorizadas, isto é, sem autorização prévia do biografado, quando vivo, ou de seus familiares, se falecidos, biografados e biográfaveis, celebridades, se insurgem contra essa atitude arrimados em dispositivo da constituição que garante a privacidade.

Caberá ao Supremo Tribunal Federal dirimir a questão estabelecendo a primazia de um ou outro íten constitucional. Paralelamente tramita na Câmara dos Deputados que revoga dispositivo do Código Civil que ampara decisões judiciais suscitadas por interessados que culminam com a apreensão de biografias publicadas.

Pelo que leio nos jornais tenta-se um acordo no Congresso em torno de um texto que libere as publicações mas admitam um rito sumário na justiça para decidir sobre queixas dos que se julguem ofendidos pela obra.

Selecionei duas opiniões divergentes sobre o tema entre tantas expressadas por famosos envolvidos na discussão.

Quem vale mais? A vida pessoal de quem deve tudo ao público ou a liberdade de escrever ?
Roberto da Matta

Em lugar de escolherem um assunto os modernos biógrafos agarram uma vítima. A coisa vai a tal ponto que os homens bons têm medo de morrer.
William Lyon Phelps, em O Prêmio, de Irving Wallace, página 176

Nenhum comentário: