quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nobel

Afinal fiquei sabendo que um brasileiro já ganhou o prêmio Nobel. Trata-se de Peter Brian Medawar,um inglês nascido no Brasil, mais precisamente em Petrópolis.

O pai nascido no Líbano emigrou para a Inglaterra aos 3 anos de idade tendo quando adulto adquirido a nacionalidade inglesa. Empresário bem sucedido mais tarde veio ao Brasil em 1913 a negócios tendo decidido se  fixar aqui com a família indo residir em Petrópolis.

Em 28 de fevereiro de 1915 nasceu Peter, o caçula,  o qual depois de um educação bilingue foi mandado aos 13 anos estudar na Inglaterra.

Após os 18 anos deixou de visitar o Brasil para não ser obrigado a cumprir o serviço militar. Dutra, Ministro da Guerra, não concedeu a dispensa, mesmo acionado pelo Ministro Salgado Filho, padrinho de Peter.

Mais tarde, quando foi anunciado que ele receberia o Prêmio Nobel, o jornal O Globo informou que ele havia se naturalizado inglês por causa da burocracia do Ministério da Guerra. "Quando foi liberado o certificado, disse a reportagem, Medawar já era conhecido como grande cientista".

Um filho dele, Charles, residente em Londres, afirmou que o pai sempre usou o passaporte brasileiro junto com o inglês.

Em 1961 o já laureado cientista é convidado a visitar Brasil quando recebe o título de Doutor Honoris Causa da então Universidade do Brasil. Na ocasião declara que a visita ao Brasil, depois de tantos anos, é uma das maiores emoções de sua vida.

Medawar recebeu o Nobel de Medicina por suas pesquisas no campo dos transplantes O interesse pelo assunto foi despertado pela necessidade de enxertos de pele em soldados ingleses feridos durante a II Guerra Mundial.

Juntamente com outro colega, realizando experiencias de enxerto de pele em gado e o uso de enxerto de pele para distinguir entre gêmeos uni e bivetelinos, concluiram por identificar o fenômeno da "tolerância imunologicamente adquirida".

Entre outras obras publicadas deixou um livro "Os Limites da Ciência : Conselho à um Jovem Cientista" que diz ter sido o livro que gostaria de ter lido quando começou a se dedicar às pesquisas.

Peter Brian Medawar faleceu em 1987.

Saiba mais na revista Bonifácio, nº 1, Dezembro de 2003



Nenhum comentário: