domingo, 22 de abril de 2012

Burocracia

O Brasil cria 776 normas burocráticas por dia útil. O furor normatizante extravaza do setor público e contamina parte da iniciativa privada.

A estatística abrange a União, os Estados e os municipios e compreende leis, medidas provisórias, decretos, emendas  constitucionais e outras, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Direito Tributário.

No total, 13 bilhões de palavras foram escritas desde a Constituição de 1988 para tentar reger o país, publicadas na forma de 4,4 milhões de normas.

Só a legislação tributária, quando impressa, pesa 6,7 toneladas, segundo o advogado Vinicios Leoncio que está reunindo esses documentos em um livro que terá 43 mil páginas.

O pior é que esse cipoal de normas não impede a corrupção bem como, pela forma como as leis são elaboradas, não permite saber com clareza quais delas se encontram em vigor.

A psicológa Andrea Sebben, que ensina executivos estrangeiros a entenderem o comportamento dos brasileiros, diz que "quanto maior a flexibilidade de um povo, mais se burocratiza para tentar conte-lo. Mas, quanto mais a gente burocratiza, mais flexível a gente se torna".

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 15/04/12



Nenhum comentário: