quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Candidatura avulsa

O Deputado Leo Alcântara apresentou proposta de emenda constitucional instituindo a candidatura avulsa, desde que preenchidos determinados requisitos.

Seria uma candidatura à margem do partido, como forma de contornar a manipulação da máquina partidária, muitas vezes dominadas por oligarquias internas.

O mecanismo já existe em outros países, Portugal por exemplo. Nas últimas eleições presidenciais, o candidato do Partido Socialista era o veterano Mário Soares. O socialista Manuel Alegre, barrado no partido, foi candidato independente e teve mais votos que o candidato oficial.

A proposta do Deputado Leo suscita o debate sobre a democracia interna dos partidos e os instrumentos de participação política e eleitoral.

Leia mais sobre este assunto:
PEC da candidatura avulsa em discussão

Um comentário:

Florencio disse...

Parabéns Deputado Leo Alcântara, sempre tive essa idéia, para democratizar o pleito eleitoral, é preciso que haja no Brasil, aportunidade, para que qualquer cidadão habilitado, homens e mulheres anonimos, no meio do povo, do Iapoque ao Chuí, tenha o direito de candidatar, desde que tenha ficha limpa e voto, nos convita para ser mesário, e por não candidato?/Pelo fim das deselitização do acesso ao direito de ser eleito Parabéns.