sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Ibirapuera

O parque Ibirapuera, principal área de lazer da cidade de São Paulo, completa 60 anos. A data será marcada por duas semanas de comemoração.

O parque é o mais popular de São Paulo e o oitavo melhor do mundo segundo eleição feita pelo site Trip Advisor. Em média 250 mil pessoas frequentam o parque por semana sendo 120 mil aos domingos.

Foi iaugurado no dia 21 de agosto de 1954, ano do quarto centenário de fundação da cidade de São Paulo.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 16/08/14

Universidades

Ranking chinês a cargo da Academic Ranking of World Universities (ARWU) incluiu 6 universidades brasileiras entre as 500 melhores do mundo.

A USP, na posição 144´, é a única da América Latina a integrar a lista. As demais brasileiras são, por ordem de classificação :

317 - Universidade Federal de Minas Gerais
318 - Universidade Federal do Rio de Janeiro
362 - Unesp - Universidade Estadual Paulista
365 - Unicamp
421 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 16/08/14

Retorno

De volta à casa após 7 dias em Portugal. Alguns dias na província, Benfeita, uma aldeia na região de Coimbra parte do Conselho de Arganil.

Comemorava-se a festa de N.Senhora da Assunção padroeira local. Dia 15, data consagrada à santa, é feriado nacional. Além disso agosto é o mês de férias na Europa e as pessoas costumam viajar por essa época.

Calcula-se que em Lisboa não fique mais que 30% da população. De resto a cidade está cheia de turistas. Afinal Portugal está considerado atualmente um dos melhores destinos turísticos do mundo.

Para a Benfeita durante a festa convergem naturais dali que vivem na capital, ou mesmo no exterior, e aproveitam a ocasião para um reencontro com familiares e amigos num mergulho nas origens.

Assim aconteceu com  minha mulher Maria Beatriz que foi inclusive, junto com a prima Maria Leonor, responsável pela organização da festa. Ambas recebiam pela função o título de mordomas. Desincumbiram-se muito bem de suas tarefas tendo a festa recebido elogios de todos.