quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reconhecimento de Maracanaú


Clique na foto para ampliar.

Burocracia

A Presidente Dilma tem demonstrado a intenção de promover a tão esperada reforma tributária.

Diante das dificuldades que encontra e dos interesses conflitantes que impedem mudanças amplas e profundas que reduzam a carga tributária e diminuam a burocracia enfrentada pelos contribuintes optou por fazer alterações pontuais que amenizem a situação.

Para que tenham ideia do cipoal burocrático que é a legislação fiscal no Brasil o PIS e a Cofins, dois de nossos muitos tributos, são regulados por 75 leis.

Desse jeito nem o contribuinte mas pontual consegue estar em dia com o fisco...

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 03/06/12

terça-feira, 19 de junho de 2012

Queda

No mês de abril a produção industrial do Ceará voltou a cair.

A informação é do IBGE. A queda foi de 4,7%. O estado lidera o recuo no nordeste e tem a quarta pior posição entre as demais unidades da federação.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 07/06/12

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Miguilim

Miguilim é um pequeno heroi de Guimarães Rosa que só veio a descobrir a beleza do mundo através de lentes de grau quando um médico descobriu sua miopia.

Soube agora por meio de uma crônica de Sérgio Abranches, mineiro de Curvelo, que o médico era seu bisavô José Lourenço Vianna que clinicava naquela cidade.

Miguilim era o menino Guimarães Rosa, filho do seu Rosa do Mutum que passou a enxergar o mundo de Cordisburgo pelos óculos redondos do médico.

Foi assim que o Dr José Lourenço do Curvelo entrou a cavalo da verdade na ficção de Rosa, o pequeno míope predestinado a ser um grande escritor brasileiro.

Saiba mais no caderno Ilustríssima da Folha de S. Paulo, edição de 17/06/12


domingo, 17 de junho de 2012

O Ronda é otimo, a segurança é que não presta

Não entendi a reação nervosa dos deputados governistas em relação às críticas sobre a insegurança. Logo no momento em que ela explode nos bancos e nos quatro cantos do Ceará, e em especial em Fortaleza, que já registra mais de mil homicídios só nos quatro meses de 2012. Nenhum deputado se deu ao luxo de citar números, tendo como única âncora o apelo midiático do Ronda do Quarteirão, que na campanha prometia reduzir a insegurança.

Deu-se o contrário. Desde sua criação, a taxa de homicídio cresceu 36%. Isso fez com que o Ceará, pela primeira vez em toda a sua história, superasse a média nacional. Já tratei disso aqui no post 

Taxa de homicídios no Ceará supera a do Brasil


Esses dados se referem ainda a 2010, último ano cujas informações estão consolidadas. As projeções para 2012 dão conta de que o ano terá o infeliz título de mais violento de todos os tempos.

A velha desculpa de que é um problema nacional – e que se alastra por todos os estados – não se sustenta nos números. A violência caiu no Brasil, e muito mais em Pernambuco, para falar da Região. No Ceará, que gastou muito mais dinheiro, a violência explodiu. Como é o nome disso?  

PS: O Mapa da Violência tem todos os números. Alguns detalhes são assombrosos. Volto ao assunto.