sábado, 28 de fevereiro de 2009

Reunião

O governador do Estado do Ceará e a prefeita de Fortaleza estiveram reunidos durante onze horas, para decidirem sobre ações integradas a serem desenvolvidas no território do município. Ao cabo do encontro, tudo que ficou decidido é que haverá nova reunião. Não se sabe se com a mesma duração...

De qualquer modo, esta integração já deu pelo menos um resultado: a paralisação das obras do projeto Costa Oeste. Tão logo empossado, o governador retribuiu o apoio da prefeita para sua eleição, transferindo a responsabilidade da execução do projeto para o município.

Nem sei como terá sido possível, uma vez que o empréstimo da Caixa Econômica Federal (CEF) para realização da obra fora concedido ao estado do Ceará.

A prefeita, que ao meu tempo de governador tudo fizera para impedir a obra, realizaria, agora, seu sonho: mudou-lhe o nome e parou-a.

Do entendimento entre os dois, poderá sair outra decisão. A pretexto de preparar Fortaleza para uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol, a prefeita autorizaria as obras do Estádio Presidente Vargas, interditado há tempos, mediante dispensa de licitação.

Trata-se de urgência encomendada. Isto é, protela-se a solução do problema até que se possa alegar a urgência, para contornar a exigência da concorrência pública, que é o procedimento recomendado.

Foi assim no âmbito do governo do Estado com as obras de dois presídios.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Centenário II

Suas ligações estreitas com a igreja católica, fizeram-no assumir os trabalhos de conclusão e colocação em funcionamento do Hospital Cura D'Ars, antiga iniciativa da previdência do clero, há tempos inconclusa.

Pela reputação que adquiriu, como profissional e cidadão, foi conduzido ao posto de secretário de saúde pelo governador Plácido Castelo. À frente da pasta, veio a dotar o estado de modernas estrutura médicas, na capital e no interior.

Assim foi com o Serviço de Prevenção do Câncer Ginecológico, o Centro de Saúde de Sobral, o Serviço de Verificação de Óbitos e o Hospital São José de Doenças Transmissíveis.

Era a infraestrutura que faltava para uma ação mais efetiva de saúde pública.

Ligado à igreja católica, conseguiu para o estado a cessão de antigas dependências, nunca usadas, destinadas a um dispensário para tratamento de tuberculosos, com fim de adaptá-las para instalação de um hospital de doenças transmissíveis, de cuja existência Fortaleza se ressentia.

Devo-lhe a oportunidade que me ensejou, como médico recém chegado de São Paulo, onde me especializara, de organizar, instalar e ser o primeiro diretor do Hospital São José, que tantos serviços prestou, e presta, ao povo.

Esta passagem da minha vida terá sido de suma importância a tudo que viria me suceder mais tarde, como médico e político. Devo-lhe este reconhecimento, de resto feito por mim algumas vezes, desde quando tive a honra de sucedê-lo como secretário de estado.

Como governador, dei seu nome ao Serviço de Verificação de Óbitos, construído durante minha gestão, homenagem à sua memória e seu pioneirismo.

Foi um católico militante, marido e pai de família exemplar, constituindo com dona Zilda um casal digno de nossa maior admiração.

Centenário

A família do dr. Rocha Furtado celebra seu centenário de nascimento, tendo me convidado para a reunião comemorativa. Fora do Brasil, não tenho como comparecer à festa, o que muito me agradaria.

José da Rocha Furtado é daqueles que passou pela vida deixando um rastro de realizações que devem orgulhar seus descendentes. Formado em medicina, no Rio de Janeiro, regressou ao seu Piauí natal, tendo contribuido muito para melhorar o padrão da medicina exercida em Teresina, particularmente na cirurgia. O sucesso profissional e suas qualidades humanas levaram-no à política.

Governou o Piauí em um período assaz conturbado, quando imprimiu à administração a marca do seu caráter e de suas convicções, o que lhe valeu tenaz oposição e uma definitiva desilusão com a política.

Certa feita, comentou comigo o quanto o maltrataram à época a deslealdade e a injustiça de que foi vítima. Disse-me que fora emblemático daquele período, a traição sofrida de um líder (prefeito?) do município de Beneditinos, cuja foto manteve em sua mesa de trabalho durante algum tempo, como símbolo de tudo que sofrera.

Concluído o governo naquele estado, veio refazer sua vida profissional no Ceará, que o acolheu fraternamente. Destacou-se como profissional zeloso e competente, a par de um comportamento irrepreensível, credenciais que lhe propiciaram proveitosa clínica no domínio da ginecologia.

Teve importante atuação comunitária exercida no Lions Clube e em organizações da igreja católica, voltadas para o proselitismo cristão com vistas à instituição familiar.