sábado, 15 de dezembro de 2007

Itália

Pesquisa recente revelou que os italianos se consideram as pessoas menos felizes da Europa ocidental. Ha um "malessere", espécie de mal-estar coletivo, que se traduz por um desânimo econômico, político e social. Em 1987, a Itália emparelhou seu Produto Interno Bruto(PIB) ao da Inglaterra. Hoje, a Espanha ameaça ultrapassá-la.

O descrédito dos políticos, a desconfiança nas instituições, a estagnação econômica, a crise das pequenas empresas, que no passado fizeram a prosperidade do País, a ineficiência do Estado, tornaram a decantada bonomia italiana apenas um produto turístico.

O número de pobres, segundo critérios europeus, aumenta em todo o Continente. Na Itália, 11% das famílias já estão abaixo da linha de pobreza.

Dois livros de sucesso mostram a desconfiança em relação aos grandes poderes: A Casta, sobre a classe política, e A Camorra que trata da máfia napolitana.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 15/12/07, página A12A.

Sonegação II

A extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) abriu as portas para a sonegação. O Ministro da Fazenda disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, edição de 15/12/07, que entre 2001 e 2007 a cobrança da referida Contribuição permitiu identificar sonegação fiscal que gerou uma arrecadação extra de outros tributos superior a R$ 40 bilhões. Como se vê, o Governo vai perder receita decorrente do recolhimento da Contribuição e de outras fontes.

O Governo Federal já cogita instituir um imposto vinculado à saúde que mantivesse, também, o caráter fiscalizador da Contribuição extinta. Aliás, lideranças oposicionistas, ao verem a gravidade da decisão que tomaram, ensaiaram, no dia seguinte, movimentos favoráveis à recriação do tributo. Soou como arrependimento tardio.

Muitos senadores de partidos de oposição queriam votar a favor da prorrogação. Não o fizeram pelo radicalismo dos dois líderes, que ameaçaram renunciar e até expulsar os que contrariassem suas orientações.

Mallory

A indústria espanhola Mallory, de eletrodomésticos, instalada em Maranguape, anuncia sua disposição de deixar o Ceará em razão de descumprimento de obrigações contratuais por parte do Governo do Estado.

A fábrica foi substancialmente ampliada durante meu Governo, gerando mais empregos naquela cidade da região metropolitana.

Um dos dirigentes da empresa, falando à imprensa, diz que as providências para desativação da unidade cearense já estão em curso. Fonte do Governo nega e diz que já está tudo resolvido...

Afinal, fica ou vai ?

Cem anos

Oscar Niemeyer comemora cem anos celebrado no mundo como gênio da arquitetura moderna. Dói lembrar que o Ceará deixou de ver realizado aquele que o arquiteto considerou, em conversa comigo, seu melhor projeto, o Museu do Mar. O obscurantismo e o radicalismo político da Prefeita de Fortaleza inviabilizaram a obra. Perdeu a cidade a oportunidade de ter um ícone arquitetônico que, para além de atrair a atenção do mundo, iria ordenar toda história de nossa relação com o mar, sob os aspectos econômicos e culturais.

A visita da Prefeita de Fortaleza, em companhia do atual Governador do Ceará, ao escritório de Niemeyer, na cidade do Rio de Janeiro, foi só uma peça canhestra do marketing do arrependimento.

Em Crateús, cravei a presença solitária do mestre no Ceará, com um marco que assinala na cidade, a passagem da Coluna Prestes por ali. De resto, presente em outros sítios do Brasil, por onde transitou a marcha revolucionária.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

E agora ?

Governador do Estado do Ceará chama os que rejeitaram a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) de "rancorosos e inconseqüentes". Manchete de primeira página de "O Povo", edição de 14/12/07.

Entre os atingidos estão aliados seus, de campanha e de Governo. Já terá esquecido?

Futebol

No jogo da política quem escala o time é o povo. Estou acompanhando a fala do técnico.

Fortaleza e o PAC

Embora esteja entre as cinco maiores cidades do País em população, Fortaleza com R$ 225, 94 milhões é apenas a décima nona colocada em volume de recursos destinados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Somos, ainda, uma das cidades com maior percentual de pobres e de mais baixa renda per capita.

O que é isso, companheiros?

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 10/12/07, pag. A4.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Conversão


Parece que vai se confirmar a conversão do ex-Primeiro-Ministro inglês Tony Blair ao catolicismo. Ainda quando Primeiro-Ministro, manteve audiência com o Papa, o que contribuiu para aumentar especulações nesse sentido. Sua esposa Cherry é católica, e o marido integra ala anglicana próxima da igreja de Roma.

Na Inglaterra, ao contrário dos Estados Unidos, dá-se pouca importância à religião, inclusive na política. A diferença é que a Igreja Anglicana confunde-se com o Estado inglês, desde sua fundação pelo Rei Henrique VIII, pois a Rainha é, ao mesmo tempo, Chefe de Estado e da Igreja.

Talvez por isso, a conversão não tenha vindo quando Blair ainda exercia o cargo de Primeiro-Ministro.

Poeta

Que bom descobrir o poeta Nonato Albuquerque, meu colega de blog.

Está lá no Antena Paranóica seu poema Natal no Planeta.

Sonegação

Com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) decretada pelos senadores de oposição ao Governo Federal, leia-se Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Democratas (DEM), ajudados por votos dissidentes da bancada de apoio ao Governo, fica liberada a sonegação no Brasil, a partir de primeiro de janeiro.

Sim, sem o controle da movimentação bancária através do tributo extinto será impossível acompanhar fluxos financeiros oriundos de patrimonios não declarados ao fisco. Basta lembrar, quando da instituição da CPMF, as contas bancárias milionárias cujos titulares eram isentos ou sequer declaravam imposto de renda.

Os críticos mais dissimulados da contribuição admitiam sua permanência com alíquota simbólica para efeito de combate à sonegação. Acontece que a decisão do Senado Federal simplesmente a extinguiu.

Você acredita que haverá interesse em ressuscitá-la, mesmo em valores ínfimos, para identificar os sonegadores? E, se alguém o fizer, que a iniciativa prospere?

Pobre Brasil, onde, por baixo do "heroísmo" de alguns, pode estar sendo cometido um crime contra muitos... Justamente os mais necessitados!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Enquete

O Blog do Noblat fez uma pesquisa junto aos leitores perguntando em quem votariam, se pudessem fazê-lo, para suceder Renan Calheiros na Presidência do Senado Federal.

Muitos foram mencionados, sendo o mais votado Pedro Simon, com 18,49% do total de votantes. Nenhum senador do Ceará recebeu votos.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Lá como cá...


O primeiro ministro inglês, Gordon Brown, depois de um breve período de popularidade elevada, teve seu índice de aprovação substancialmente reduzido. Pesquisas de opinião mostram os trabalhistas dez pontos atrás da oposição conservadora.

Saudado como um político sem carisma, mas austero e digno de confiança, Brown estaria fadado a fazer um contraponto ao seu antecessor Tony Blair, desgastado por condutas nebulosas à frente do Governo, e o envolvimento da Inglaterra na guerra do Iraque.

A denúncia de doações irregulares feitas ao Partido Trabalhista, associada a outros fatos, explicaria a queda precoce da aceitação popular do Governo. O financiamento de campanhas eleitorais consiste num problema em todo o mundo. A disposição de enfrentá-lo parece ser pequena. Sua persistência mina a democracia e afeta a credibilidade dos partidos e dos políticos.

Bolsa

Cresce o número de empresas brasileiras com ações negociadas na bolsa de Nova York. O Brasil já é o terceiro colocado em número de empresas. Ultrapassamos a França e o Reino Unido.

À nossa frente, estão Estados Unidos, óbvio, e Canadá, com 80. O Brasil tem 33. Os chineses avançam, já possuem 25 empresas listadas. O volume de negócios com ações brasileiras na Bolsa de Nova York supera o da Bovespa.

O fato marca o processo crescente de internacionalização da economia brasileira.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 9/12/07, página B16.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Pesquisa Datafolha

Moroni Torgan lidera a disputa para a Prefeitura de Fortaleza

KAMILA FERNANDES

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), larga atrás na disputa pela reeleição. Quem lidera hoje na cidade é o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM). Os dados são do Datafolha, que pesquisou dois cenários na capital cearense.

No primeiro cenário, em que está incluída a senadora Patrícia Saboya (PDT), que trocou de partido para disputar a eleição, Moroni teria 29% das intenções de voto se as eleições fossem hoje. Luizianne aparece com 19%. Logo atrás vem o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), com 17%, seguido de Patrícia, com 10%.

Em um segundo cenário - sem a senadora, mas com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT)-, Moroni chega a 30% das intenções de voto, contra 16% de Luizianne. À frente dela, mas ainda em empate técnico, aparece Lúcio, com 19%.

O desempenho de Luizianne só se equipara ao de Moroni entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, em que ambos ficam com 32%, no primeiro cenário. Entre os que têm mais de 35 anos, a prefeita fica atrás de Moroni e de Lúcio, nos dois cenários.

Foram entrevistados 415 eleitores, entre 26 e 29 de novembro.O pior resultado de Luizianne, quanto ao grau de escolaridade, é entre os de nível superior, em que ela consegue 11%, contra 20% de Moroni e 17% de Patrícia, no primeiro cenário.

Entre os menos escolarizados, com o ensino fundamental, que representam 51% dos entrevistados, Moroni chega a 33%, Luizianne, a 19%, e Lúcio, a 16%, no primeiro cenário. No segundo, o resultado é de 31% para Moroni, 21% para Lúcio e 16% para Luizianne.

Pequeno Príncipe


O pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, é o terceiro livro mais traduzido no mundo. Atrás da Bíblia e de O Capital, de Karl Marx. Pode ser lido em mais de 160 línguas e dialetos, e dele já foram vendidos mais de 80 milhões de exemplares.

Diria que a obra, de certa forma, é uma espécie de precursora da literatura de auto-ajuda. No Brasil, línguas ferinas identificaram-no como o livro das "Misses", que entrevistadas por ocasião dos concursos de beleza apontavam-no como sua obra preferida.

O autor era piloto, tendo voado para a América do Sul nos pródromos da aviação comercial. Com destino a Buenos Aires escalava em cidades brasileiras. Escreveu, entre outros livros, Vôo Noturno e Terra dos Homens. Morreu em 1944, em um acidente aéreo, quando sobrevoava o Mar Mediterrâneo. Seu corpo nunca foi encontrado. Especula-se sobre a hipótese de ter sido abatido pelos alemães.

Erro

O deputado Nelson Martins (PT), líder do governo na Assembléia, erra ao dizer que quando Governador nunca recebi representantes dos professores das universidades estaduais em greve. Recebi sim, e por mais de uma vez. É testemunha do que digo o então Secretário de Ciência e Tecnologia, Hélio Barros.

Acatei, inclusive, sugestão das lideranças para que consultasse o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral sobre a legalidade de concessão de aumento salarial diferenciado na vigência de ano eleitoral. As respostas foram negativas. Como a greve estava contaminada por clara motivação política com fins eleitorais, continuou, mesmo diante da impossibilidade legal de atendimento à reivindicação.

Reflexão do domingo

A maturidade me permite olhar com menos ilusões,
aceitar com menos sofrimento, entender com mais
tranquilidade, querer com mais doçura.

Lya Luft

Tecnologia

Em sua bem informada coluna no Diário do Nordeste, edição de 06/12/07, o jornalista Egídio Serpa noticia a chegada de equipamentos de última geração a serem repassados pelo Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), orgão do Governo do Estado, para laboratórios de investigação da UFC e Uece. O valor dos equipamentos é de 19 milhões de dólares. Registro que o Instituto foi criado no governo passado, assim como a aquisição se deu também na administração anterior mediante empréstimo externo alemão.

Continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento.

Abaixo, o tópico Tecnologia, na íntegra.

Chegaram mais equipamentos de última geração para o Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), do Governo do Ceará. O parque laboratorial do IPDI prestará serviços para empresas privadas dos setores de telecomunicações, de metal-mecânica, de siderurgia, de bens de capital, químico, petroquímico e de medicamentos. Os novos equipamentos destinam-se a cinco laboratórios da UFC e a dois da Uece. Na implantação dos laboratórios do IPDI, o Governo cearense investe US$ 19 milhões só para importar equipamentos.