sábado, 18 de outubro de 2008

Humor literário II

Livro é o melhor presente.

No amigo secreto, a noiva deu ao estimado noivo, com todo o afeto que se encerra, Suicídio. Modo de Usar, de Claude Guillon e Yves Bonnie. No que recebeu arrebatada, Matar Não é Crime, de Edward Sexby.

Humor literário

Pára-choque

Vivia a ouvir o chato do marido literato a dizer, até na alcova, que tudo era "borgiano", "kafkiano", a fazer mil citações na rua, no café, no almoço, no jantar.

Aí fugiu com um feliz caminhoneiro carregado de ignorâncias próprias.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Lombardi

O Governo do Estado deflagrou o processo de licitação para construção do Centro de Feiras e Eventos. Trata-se de obra indispensável para o crescimento do turismo no Ceará.

O que gera polêmica é sua localização, que termina se impondo pela teimosia dos responsáveis, omissão de autoridades municipais, as quais o assunto está afeto, e ansiedade dos interessados para que a obra ocorra de qualquer jeito.

Estudos anteriores, sérios e profundos, realizados por pessoas e instituições com grande idoneidade técnica, foram simplesmente ignorados, merecendo o destino da lata do lixo.

Não se tem notícia de um debate sério e aberto sobre o novo equipamento, muito menos os impactos urbanos e ambientais sobre a área onde irá se localizar.

Se a Prefeitura Municipal de Fortaleza dedicar ao assunto, proporcionalmente, dada a dimensão da obra, o mesmo tempo que levou para liberar o Centro Cultural da Caixa Econômica, espere sentado a autorização para seu início. Será coisa para alguns anos... Ou a licença virá célere, como tributo à vassalagem eleitoral?

Estranho é a orfandade técnica do projeto. Arquitetos costumam se orgulhar da autoria de grandes projetos, que defendem com empenho em todas as audiências.

Neste caso, não conheço, até o momento, quem assuma a autoria do projeto, justificando o anonimato as tantas incertezas que levanta.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tiroteio

A notícia abaixo foi publicada no site Cearáagora

PATRÍCIA SABÓIA ANUNCIA QUE FARÁ "OPOSIÇÃO FIRME" AO GOVERNO CID

Por: Donizete Arruda

A senadora Patrícia Sabóia(PDT) anuncia que será a voz da oposição ao governador Cid Gomes no Senado Federal em Brasília. Após ser derrotada nas urnas para a prefeitura de Fortaleza, Patrícia diz que está satisfeita com o resultado que obteve nas urnas. "Obtive 15% dos votos, sem recursos, enfrentando duas máquinas a do Estado e da prefeitura, mas saio das eleições consciente de ter dito tudo que gostaria. O eleitor de Fortaleza teve a oportunidade de ouvir

Criticando duramente a forma de administrar o Ceará do governador Cid Gomes, a senadora Patrícia Sabóia denuncia que o atual modelo é mais atrasado até mesmo do que "a época dos coronéis". Para Patrícia, Cid privilegia a política arcaica do atendimento dos pleitos dos vereadores e não pensa no macro, que é o interesse do povo cearense. "A administração Cid Gomes está sendo um passo atrás na história do Ceará".

A senadora Patrícia Sabóia não definiu ainda, e diz ter tempo, se será candidata ao Governo do Estado em 2010, se concorrerá ao Senado novamente, ou concorrerá a uma vaga de deputado federal ou estadual. "Tenho tempo, mas é certo que continuarei na política, lutando pelo bem do Ceará". Patrícia descarta ainda uma reaproximação com o governador Cid Gomes. " Estaremos em lados opostos. Eu, ao lado dos deputados do PDT Heitor Férrer e Ferreira Aragão na trincheira da oposição defendendo o desenvolvimento do Ceará e o fim dessa política do Governo Cid que é um atraso, pior até mesmo que a imposta nos tempos dos coronéis".

Religião e Ciência

Por mais de uma vez, tenho abordado aqui a dicotomia entre ciência e religião, no esforço de desbastar o radicalismo, que exacerba a discussão, para buscar pontos de convergência, que não descartem a conciliação entre os dois campos do pensamento.

Ultimamente, tenho me interessado muito por esse debate, acompanhando argumentos antagônicos, às vezes incandescentes, de evolucionistas e fundamentalistas religiosos.

Ao ler o livro Viagens na Minha Livraria, de A. F. Barata, Barcellos-Portugal, 1894, deparei-me com a reprodução de um trecho do livro Questões de Philosophia Natural - O Darwinismo ou a Origem das Espécies, de Albino Geraldes, 1879, que por achar curioso, reproduzo a seguir:

A religião, meos senhores, é comparavel a uma estatua que embora magestosa e moldurada em ouro, como o bezerro dos antigos israelitas - como tal, está, é immovel; a sciencia anda. A estatua não vê nem ouve; a sciencia procura ver e ouvir, e por isso inventou o microscópio pra observar os infinitamente pequenos, e descobrio o telescópio para dirigir aos astros immensos e luminosos.

Como o Asahaverus da lenda, a sciencia caminha sempre, tendo por norte a civilisação e o progresso da humanidade. Se a religião, por um de seus milagres, fizer tambem andar a estatua, podem ir ambas a par...

Perda


Tudo leva a crer que Marta Suplicy irá perder as eleições para a Prefeitura de São Paulo. Além de perder, corre o risco de perder-se.

Nenhum político gosta, é claro, de perder eleições. Mas a hipótese é uma decorrência da disputa. Portanto, deve estar nas cogitações de quem concorre.

Se é verdade que a derrota não é agradável, nem sempre é uma catástrofe. Grave é a perda da honra, da imagem pública, do respeito da sociedade, que, às vezes, fazem companhia ao insucesso eleitoral.

É o risco que corre a candidata do PT, quando, a pretexto de defender o direito do eleitor a conhecer melhor os candidatos, indaga sobre a vida privada do concorrente, o Prefeito Kassab. É o que faz ao perguntar nos programas de televisão e rádio: sabe se ele é casado? Tem filhos?

A pergunta maliciosa está carregada de preconceito e insinuação malévola, que suscita dúvida sobre a sexualidade do seu oponente. Como não poderia deixar de ser, a manobra cobrou indignação generalizada, que abrangeu seu Partido e até o ex-marido, Senador Eduardo Suplicy.

O desespero eleitoral é mau conselheiro.

Quem diria que a Marta, logo ela, com uma trajetória de sexóloga, que tratou, corajosa, na televisão, de temas espinhosos, considerados tabus, despertando a ira de uma sociedade conservadora, permitiria o uso de expediente tão vil. Independente, defensora de temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais, a legalização do aborto. Estrela das paradas gays, joga fora esse histórico, atiçada pelo pavor de perder a eleição.

Está agora ameaçada de perder, e perder-se. Isto é, sair da campanha menor do que entrou, com a biografia arranhada, a imagem desgastada, o futuro político e até profissional comprometidos.

A desculpa que deu é canhestra. A pergunta, segundo ela, seria como outra qualquer, visa revelar o candidato ao eleitorado. Ou ainda, desconheço o assunto, quem cuida do conteúdo dos programas é o publicitário responsável pela campanha.

A adversidade política desvelou uma faceta da personalidade da Marta, que paga um preço pelo mau passo ético.

O episódio adverte que se o feio é perder, como apregoam os mensageiros da má política, mais feio é perder-se.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

China


Cresce o número de cristãos, católicos e evangélicos na China. Há 60 anos, não passavam de 1% da população. Hoje já são 10%. Somam 130 milhões, uma população maior que o número de filiados, 74 milhões, ao Partido Comunista da China.

Segundo a revista The Economist, a expansão do cristianismo naquele País se dá, sobretudo na classe média, e decorre da pregação de chineses emigrados para o ocidente, retornados depois de convertidos.

Sem plano de poder, esse contingente começa a questionar a política do filho único, e insurgir-se contra a proibição de crença para os integrantes do PC.

O potencial contestador do grupo não é desprezível, se levarmos em conta que a fé e sua difusão, costuma carregar consigo ingrediente político manifestado na luta pela liberdade de expressão e demais direitos individuais.

Ouvido pela revista, um cristão disse: se você quiser pensar no futuro da China, pense no futuro do cristianismo.

Saiba mais na revista Época, edição de 16/10/08.

A frase do dia

Sem saber quando virá o amanhecer, eu abro todas as portas.

Emily Dickson

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Guardiões


Durante meu Governo, numa ação conjunta entre as secretarias de Segurança e do Turismo, foi implantado o Projeto Guardiões da Praia, para dar segurança aos banhistas mediante policiamento da orla e implantação de postos de salvamento.

A ação teve início na Praia do Futuro, onde foram construídas torres de observação, com efetivos de policiais e salva-vidas, buggies para deslocamento na areia. Tudo com o apoio e entusiasmo dos comerciantes ali estabelecidos, que se dispuseram a colaborar para o êxito da iniciativa.

Agora, os equipamentos foram abandonados, o pessoal é insuficiente e os banhistas reclamam da situação.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 12/10/08.

(Foto: Patrícia Araújo/DN)

O Triunfo da Violência

* Artigo de Marcelo Gurgel Carlos da Silva - Prof. Titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece)


Por mais paradoxal que possa parecer, o assalto é, hoje, a forma mais democrática da violência. Não faz distinção entre gênero e classe social; e nem mesmo diferencia políticos de magistrados e até religiosos.

O último exemplo dessa modalidade de bandidagem, aconteceu na noite de 6 de outubro de 2008. As vítimas foram o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz, e o ex-reitor da Uece, Prof. Cláudio Régis Lima Quixadá, no agradável Joaquim Távora, um bairro menos “chic” que o Meireles, palco de importantes agressões.

A onda de assaltos que varre a capital cearense, mal comparando, chega a ter um efeito de um tsunami, com a diferença de que os bandidos locais não limitam a sua atuação à orla marítima. Basta lembrar de dois casos recentes, de ampla repercussão pública: o ex-governador do Estado, Dr. Lúcio Alcântara, que, para não onerar o erário estadual, dispensou a escolta permanente a que faz jus, à custa do contribuinte cearense, teve o seu cordão de ouro, com uma medalha do Coração de Jesus ganha de D. Dolores, ao fazer a primeira Eucaristia, arrancado do pescoço, enquanto caminhava pela Beira-Mar. Com o Ministro Gilmar Mendes, não foi diferente. O seu “cooper” foi interrompido pela ação violenta de um assaltante, que sequer imaginava estar atacando a verdadeira face da Justiça, já que o Ministro é “apenas” o Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Por certo, o “Ronda do Quarteirão” deve ter sido acionado, mais uma vez, para fazer a ocorrência pós-fato consumado, quando os marginais já tinham se evadido, no veículo do Prof. Quixadá, levando objetos pessoais, de valor estimativo, para ambos, após perpetrarem ato de violência, com uso de arma de fogo, ameaçando, inclusive, a integridade física de suas incautas vítimas.
Foi-se o tempo em que se podia guardar dinheiro em casa, pensando em viajar para a Europa, dando um pulo até Amsterdam, a fim de visitar o Rijksmuseum, e lá apreciar, no original, a famosa tela de Rembrandt, A Ronda Noturna (“Nachtwacht”), uma inversão do nosso Ronda do Quarteirão, e que, à época (1642), foi alvo de críticas, face ao uso da luz e da sombra, em detrimento da visão heróica dos guardas. Entre nós, há policiais que não são tão heróicos, gostam da luz dos holofotes e preferem, como alguns, sombra e água fresca.

No caso de outra tela, “O Triunfo da Morte”, de Pieter Brueghel, de 1542, bem que poderia, por uma questão de analogia com o que ocorre nestas plagas, ter o seu nome convertido em “O Triunfo da Violência”, já que nessa relíquia da arte pictórica, interpretada como uma alegoria à Peste Negra (em Fortaleza, é a peste bandida), o conteúdo moral é o da morte implacável, que alcança a todos, sem distinguir classe ou posição social; dela, ninguém escapa.
Lá, como cá, os assaltantes não dispensam nem batina. E é porque Dom Edmilson é um filho predileto de Deus e figura muito querida dos cearenses de bem. Ó tempo, ó costumes.

Livros

Segundo estudo realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Econômicas (FIPE), a venda de livros em 2007 apresentou um crescimento real de 0,44% no faturamento das editoras.

As vendas para o Governo importaram em R$ 727 milhões, uma queda de 0.67% em relação ao ano anterior, enquanto a população comprou livros no valor de R$ 2.286 bilhões, 6,41% a mais que em 2006.

O Governo continua a ser o maior comprador, com 36% do total de exemplares. O segmento de livros religiosos, editou 27,98% mais títulos em 2007.

As livrarias continuam a ser o principal canal de comercialização, respondendo por 47, 69% das vendas.

A venda porta a porta subiu 91,37%, o que pode significar crescimento do consumo da população de menor renda.

Uma boa notícia é a elevação do número de títulos infantis, que aumentou 15,18% de um ano para outro. Dá para pensar que esteja ocorrendo maior difusão do hábito da leitura entre as crianças.

O preço médio do livro caiu de R$ 11,61 para R$ 11,41, um modesto decréscimo.

Não sei se os compromissos assumidos pelos editores com o Governo Federal para baixar o preço do livro, em decorrência de isenções fiscais concedidas ao setor, já foram, de fato, concretizadas.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 02/10/08.

Carapuça

Sob o título acima, a jornalista Dora Kramer, em sua coluna d'O Estado de S. Paulo, edição de 09/10/08, fez o seguinte comentário:

Ao justificar sua não interferência na decisão de Geraldo Alckmin de concorrer à prefeitura, o governador José Serra disse que o PSDB de São Paulo não é um "partido de coronéis".

Feita assim em tom de ressalva à seção paulista, a afirmação do governador presta-se a interpretações ariscas por parte de colegas de partido, que veriam nela uma indicação à existência do vezo do mandonismo em tucanos de outros estados.

O senador Tasso Jereissati, por exemplo. Se não tivesse absoluta certeza de que José Serra achou perfeito seu apoio explícito à candidatura de Ciro Gomes em 2002, poderiam imaginar tratar-se de uma referência ao Ceará.

A frase do dia

Na minha aldeia, a diferença entre a vida e a morte era o toque do sino da igreja, que louvava uma, e chorava a outra.