sábado, 8 de outubro de 2011

Bancos

A crise europeia não poupa os bancos. Carregados de títulos de dívidas de governos de paises insolventes amargam suspeitas do mercado sobre sua solidez e pedem socorro para não sucumbirem.

Diferentemente dos americanos, pendurados em créditos privados de natureza duvidosa, lastreados em garantias inconsistentes, os europeus apostaram no que parecia seguro, empréstimo à governos.

Nos dois casos o resultado parece ser igual. Agora mesmo 12 bancos ingleses e 9 portugueses tiveram sua nota rebaixada pela Moody's, uma agência de "rating". A Fitch, outra agência do gênero, fez o mesmo com Itália e Espanha.

Antonio Borges, diretor do departamento europeu do FMI, estima que serão necessários entre $100,00 e $200,00 bilhões de euros para capitalizar os bancos da Europa.

Dilma

Da consagrada atriz Fernanda Montenegro :

Dilma vem se mostrando uma mulher íntegra, que ainda está no tempo de prestar atenção no em torno e em si.

Greve

Os professores suspenderam a greve para negociar com o governo.

Oxalá não se arrependam, como aconteceu aos policiais civis que já cogitam de nova greve pois até agora o governo não cumpriu o prometido.

Dívidas dos estados

O governo federal não tem descanso. Há uma outra frente de luta que se desenha no horizonte.

Os estados já conseguiram aprovar no Senado e agora na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados projeto de lei que muda o indexador da dívida dos estados para com a união.

Querem trocar o IGP-DI (Fundação Getúlio Vargas) pelo IPCA (IBGE).

Os governadores querem aproveitar a negociação sobre os royalties de petróleo para introduzir o tema das dívidas estaduais para com o tesouro nacional.

Economistas costumam dizer que a longo prazo os indicadores são convergentes.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 06/10/11 

Nobel

O prêmio Nobel de literatura deste ano foi concedido a um sueco. O poeta Tomas Tranströmer. Ele é o autor de 15 livros, mas é pouco conhecido no Brasil.

Pela insistência em temas como angústia existencial, morte e o cotidiano é tido por alguns como repetitivo.

Discordando dessa avaliação ele diz que "poemas são meditações ativas, feitas para nos acordar, e não para nos fazer dormir".

O acadêmico Marco Luchesi que editou a antologia Suécia com poemas de Tranströmer, diz que "ele pensa como moderno mas se preocupa com a metafísica, de discreta presença em sua obra."

Tranströmer, um dos maiores poetas vivos, segundo o crítico Vinicius Jatobá, a despeito do sueco ser um língua isolada sua obra, muito traduzida, consiste em 300 páginas.

O mesmo crítico compara-o à Drummond em sua busca de retratar o cotidiano.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 07/10/11  

Diáspora

45% da população da grande São Paulo veio de outro estado.

11% é de baianos, 8% mineiros, 7% pernambucanos, 4% paranaenses e 3% cearenses.

Quando se estabelece a proporção de ocupados de 30 a 60 anos com 45 horas, ou mais, de jornada semanal a liderança é dos estrangeiros com 58,20% seguidos dos cearenses com 44,40%.

Já quanto ao rendimento mensal médio do trabalho a disparidade é enorme. Enquanto os estrangeiros têm uma renda de R$ 4.058,62 os cearenses recebem apenas R$ 967,33 e os baianos e pernambucanos um pouco menos que isto.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 07/10/11

Refinaria

A refinaria Abreu e Lima que está sendo construida em Recife pela Petrobrás em sociedade com a PDVSA, da Venezuela, até agora nada recebeu dos recursos que deveriam ser aportados pelos venezuelanos.

A Petrobrás deu um ultimato. Embora o BNDES tenha aceitado as garantias apresentadas pela empresa a integração da PDVSA ao projeto só se dará depois que esta desembolse o correspondente à sua parte, equivalente à 40%, de tudo que já foi gasto.

O prazo limite estabelecido pela Petrobrás é 30 de Novembro deste ano.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 05/10/11

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Óleo

Sempre ouvi dizer que o petróleo desune e não enriquece os paises produtores.

Pois foi só ele parecer em quantidade apreciável por essas bandas que o pau quebrou entre os estados, produtores e não produtores, engalfinhados numa disputa pelos recursos gerados por sua extração.

Enquanto a presidente lava as mãos, em óleo, não em água, a guerra se trava no parlamento com ameaça feita por governadores de misturarem petróleo com renegociação da dívida para com a união.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 03/10/11

Grécia

O governo grego admite que não irá cumprir a meta estabelecida pelo plano de resgate da União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

As duas agências tinham acordado com os gregos, isto é com os gregos no governo, que o deficit orçamentário seria de 7,6% do PIB em 2011 e de 6,5% em 2012. A previsão é de que se chegue a 8,5% e 6,8% respectivamente.

Foi o bastante para eriçar o mercado e as bolsas cairem. A economia grega deverá se retrair 5,5% em 2011.Uma brutal recessão. O governo acaba de aprovar um plano de dispensa de trinta mil servidores que ficarão como contingente de reserva recebendo parcela do salário.

O governo corta fundo na carne, os gregos revoltados explodem em protestos e o sistema financeiro internacional acha pouco e pede mais.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 03/10/11

Acidentes

Este ano já se registraram pelo menos 112 acidentes da aviação civil brasileira. Esta semana o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) deverá informar o número exato.

Estamos prestes a bater o recorde atingido no ano de 2009 quando tivemos 113 ocorrências.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 03/10/11

“LIDERANÇA MUDOU COM AS NOVAS GERAÇÕES”!

(La Nacion, 18) 1. Uma pesquisa informal feita no Twitter (@LNeconomía e @LNempleos) e no Facebook, em que se pediu três características essenciais para os líderes de hoje, mostrou como resultado duas exigências quase majoritárias: exemplo e inspiração. Aprender, ensinar, ser um exemplo, generosidade e “mentoring” (ser um mentor) são condições que apareceram com regularidade nas respostas. Entusiasmo, espírito e motivação completaram o quadro. Também surgiram outras habilidades mais suaves – além da competência profissional ou técnica – que os funcionários valorizam quando estão juntas, especialmente, da comunicação (“que sabe escutar”), do trabalho em equipe (“para gerar um bom ambiente”) e de algumas qualidades pessoais, tais como integridade, honestidade e humildade.

2. “A liderança mudou com as novas gerações”, afirma Nicolas Fernandez Lobbe, sócio da consultoria Biset & Fernandez Lobbe. “Antes o líder entrava em um lugar e não havia nem uma mosca voando. Hoje existe muito mais compreensão, flexibilidade e se requer um retorno permanente na hora de escutar as queixas”, acrescenta. “Hoje você tem que conhecer mais a pessoa e, nesse sentido, o papel do líder é pensar como chegar a cada um para saber o que ele quer, valora e inspira. Com esse conhecimento, você começa a procurar diferentes maneiras de incentivá-los”, explica Fernandez Lobbe.

3. John C. Maxwell, um especialista no assunto e fundador da “Equip”, descreve: “O chefe dá ordens a seus trabalhadores, o líder os treina, os forma. O chefe depende da sua autoridade, o líder, da sua boa vontade; o chefe inspira medo, o líder, entusiasmo, o chefe diz “eu”, o líder, “nós”, o chefe se preocupa com a culpa pelo fracasso, o líder se preocupa com o fracasso. “A palavra cria mundos”, cita Rabbat lembrando o estruturalista francês Pierre Bourdieu, e acrescenta: “O líder é responsável por trazer a visão, o sonho e criar a motivação para tornar realidade aquilo que ainda não existe”.

4. “Duas décadas atrás, os especialistas só colocavam o foco nas habilidades técnicas ou da experiência que uma pessoa podia demonstrar”. “Atualmente, a mudança mais significativa que se espera de um líder, é que saiba harmonizar equipes, que tenha inteligência emocional, que possa dirimir conflitos e solucioná-los e que seja flexível e inovador para lidar com pessoas e equipes”.


* Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia

Reforma

A reforma política mais uma vez gorou. Lula, que estava à frente do movimento para viabiliza-la junto aos partidos, desconfiou do fracasso e arrumou uma desculpa para não ir ao velório da ideia ontem na Cãmara dos Deputados.

Como cada parlamentar tem um modelo na cabeça e os partidos não se entendem a reforma segue para as calendas gregas. Sem que haja um sistema perfeito toda ideia tem adversários que bombardeiam as propostas que não são de seu agrado.

Estabelece-se o impasse e tudo continua como está. Mesmo assim acho que o atual modelo tem os dias contados. Com ele será cada dia mais dificil governar sem concessões que ameaçam o regime e a democracia.

Depois se queixam quando o judiciário faz o que seria obrigação do Congresso fazer.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O dever de atazanar

* Fonte: Jornal Folha de S. Paulo (02/10/2011)

Quem escreve

Quem escreve deve ter todo cuidado para a coisa não sair molhada. Quero dizer que da página que foi escrita não deve pingar nenhuma palavra, a não ser as desnecessárias. É como pano lavado que se estira no varal. Naquela maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício.

Elas começam com uma primeira lava. Molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Depois colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão.

Depois batem o pano na laje ou na pedra limpa e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.

Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso, a palavra foi feita para dizer.

Graciliano Ramos

Sinceridade

Sou um operador de mercado, se enxergo uma chance de ganhar dinheiro, corro atrás. Não é problema meu como vão sanear a economia.

Investidor, falando à BBC causando polêmica no mundo financeiro ao falar de um outro lado da crise.

Aforismo

Há algo de pueril numa cultura em que o excesso de afeto pode justificar a falta de respeito.

Daniel Piza

Professores

Com a greve os professores poderão até perder. O governo já perdeu.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Emendas

O Deputado Roque Barbiere (PTB) da Assembleia Legislativa de São Paulo denunciou a compra de emendas parlamentares por parte de empreiteiras.

A denúncia, repercutida pela imprensa, feita em caráter genérico, desencadeou investigações na Assembleia e no Ministério Público.

O deputado agora informa estar disposto a apresentar dados que confirmam sua denúncia. Bruna Covas, também deputado estadual, secretário de estado, filho ex governador Mário Covas, chegou a dizer que havia sido procurado por alguem interessado na transação.

Interpelado pela imprensa, recuou, afirmando ter falado de uma maneira geral sem que se referisse a um caso concreto. O deputado é um dos pré-candidatos a prefeito de São Paulo.