quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A frase do dia

Ingenuidade não é virtude.

Lúcio Alcântara

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Estatística

O jornal O Estado, edição de 15/02/08, traz a informação, atribuída ao deputado estadual Nelson Martins(PT/CE), que o Governo do Ceará, confrontado com o péssimo resultado do crescimento industrial (último lugar entre os 14 estados pesquisados), responsabiliza o método de cálculo pelo insucesso, cogitando de alterá-lo.

Note-se que a sistemática empregada é a mesma para todo o Brasil e aplicada pelo insuspeito Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). É simples, na falta de bons números, muda-se a fórmula de encontrá-los. Algo assim como se fazia na União Soviética, quando se apagavam das fotografias as imagens dos que haviam caído em desgraça perante o regime...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Livros


Segundo o reputado verificador de consumo online, Nielsen/NetRatings, o Brasil é o 5º país do mundo que mais compra livros através da internet, 51%. Em primeiro lugar vem a Coreia do Sul . Dos países ricos só estão entre os dez primeiros a Alemanha, em 2º, e a Inglaterra, em 10º.

A notícia não deixa de ser alvissareira para o Brasil, pois denota um crescente emprego da tecnologia pelos brasileiros. O Brasil ocupa o 72º em utilização da internet, a frente de países como o México e Argentina, embora esta última tenha mais livrarias, mais gente alfabetizada e menor taxa de evasão no ensino médio.

Preocupados com o desprestígio do livro, e por extensão da palavra escrita, e a repercussão disso na formação dos jovens, vários países vêm desenvolvendo programas de apoio à leitura. Nos Estados Unidos, está em curso uma ação em 50 estados com recursos substanciais do NEA (National Endowment for Arts). Na Espanha, onde a juventude tem um dos piores índices europeus de leitura, o Prefeito da pequena cidade de Noblejas apelou para o que os céticos chamam de "suborno", que consiste em pagar 1,0 euro ao jovem por cada hora de leitura comprovada na biblioteca escolar. A leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades de apreensão e expressão, daí a necessidade de políticas de estímulo à leitura.

A perda de espaço da leitura nas atividades diárias, o que vem ocorrendo mesmo em países desenvolvidos, tem afetado negativamente o desempenho intelectual das pessoas. No Canadá, com um bom índice, quatro em cada dez canadenses lêem pelo menos um livro por mês. Já entre os americanos 73% leram apenas um livro entre agosto de 2006 e agosto de 2007. Com os ingleses é pior. 25% deles não abriu sequer um livro em 2007.

No Brasil, há alguns sinais animadores. A venda de livros teria crescido 15% em 2007. Não se sabe às custas de que tipo de livros, é bem verdade. O aumento teria ocorrido, entre outros fatores, pelo aumento do poder aquisitivo da população e a eliminação de alguns tributos.

Saiba mais no "O Estado de S. Paulo", edição de 16/02/08.