quarta-feira, 20 de maio de 2015

Guaraná

Ao tomar guaraná você poderá pensar que estará bebendo um refrigerante produzido integralmente a partir de frutos colhidos na amazônia. Engano o maior produtor de guaraná é a Bahia.

A árvore levada do amazonas para a Bahia adaptou-se perfeitamente ao solo fértil e à temperatura noturna amena da região apresentando uma produtividade por hectare superior à da origem.

O sul da Bahia produz três vezes mais que toda região norte todavia o quilo do produto amazônico é três vezes superior ao do baiano. Tentando virar o jogo produtores baianos criaram a marca "Guaraná da Mata Atlântica" para se contrapor ao "Guaraná da Amazônia"

A Ambev mantém sigilo sobre a origem do guaraná que abastece suas fábricas interessada em manter seu produto identificado com a amazônia.  Restrições ambientais limitam a produção no norte que guarda características ainda artesanais.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 17/05/15

Conversão

Se continuar falando assim, começarei a rezar e voltarei  à igreja. E não digo isso como piada.

Raul Castro, presidente de Cuba, após audiência no Vaticano com o Papa Francisco

Ranking

No ranking das 300 maiores fortunas da Inglaterra não consta mais o nome da Rainha Elizabeth 2ª. Agora ela é o número 302 da lista com 340,00 milhões de libras.

A monarca foi rebaixada não porque tenha empobrecido mas pelo fato dos novos critérios de avaliação da fortuna excluírem as obras de arte.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 17/05/15

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Crise

Um retrato da crise econômica que fustiga o Brasil : fecharam 250 concessionárias de veículos e 12.000 foram demitidos.

Caso se confirme a expectativa de vendas para 2015 espera-se que fechem mais 550 e a perda de vagas atinja 38.000.

Nos primeiros quatro meses do ano a queda na venda de carros de passeio e comerciais leves chegou a 18,4% quando comparada com igual período do ano passado. A previsão da Fenabrave é de que ao fim do ano a redução chegue a 20%.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 06/05/15

Futebol

O que aconteceu na Copa é um fato único. O futebol brasileiro segue admirado, a camisa da seleção segue respeitada.

Dunga, técnico da seleção, sobre a derrota do Brasil para a Alemanha por 7x1 em 2014

Shoppings

Parece incrível mas é verdade. Shoppings vão à justiça para barrarem a entrada de adolescentes em suas dependências. Ações contra a presença de jovens desacompanhados já tramitam nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Já são oito casos nos últimos meses.

A motivação alegada para adoção da medida é impedir os "rolezinhos".Em alguns deles já existe decisão da justiça acolhendo a solicitação dos shoppings.

O fato mostra a gravidade da turbulência social instaurada na sociedade brasileira. Suscita grave meditação sobre o que somos e para onde caminhamos erguendo barreiras física e legais que travam a convivência, a livre movimentação e instalam preconceitos e desconfianças.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 06/05/15