sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Seca

Comentando a seca que castiga São Paulo, capítal e cidades do interior, determinando rigoroso racionamento de água, o sociólogo José de Souza Martins fez interessante observação.

Ao lamentar a perda de sabedoria das populações que saem do campo afirma : Elas entram no mundo fantasioso de que na cidade tudo pode ser comprado, a água vira mágica da torneira.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 19/10/14 no suplemento Aliás

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Alemanha

25 anos após a reunificação a Alemanha continua dividida. A divisão não é mais política, o estado é um só mas persistem desigualdades econômicas e sociais entre as partes ocidental e oriental.

Num discurso célebre Helmut Kohl, o artífice da fusão, afirmava que os recém criados estados do leste logo iriam "desabrochar" e se transformar em "paisagens onde vale a pena viver e trabalhar".

A previsão é que a convergência do desenvolvimento entre as duas partes se daria em dez anos. Não foi bem assim que aconteceu. O processo é bem mais lento do que parecia à primeira vista.

Na economia a diferença é flagrante. O PIB gerado pela antiga Alemanha Oriental é 67% da produção do lado ocidental. No ano passado o PIB per capita no leste foi de 23.600 euros enquanto no oeste o valor foi de 35.400 euros. Além disso o desemprego é 1/3 maior na antiga Alemanha Oriental.

À melhora dos indicadores nos primeiros anos da reunificação seguiu-se um arrefecimento na década passada quando o PIB do leste passou nos últimos 13 anos de 62% para 67% da produção ocidental.

Saiba mais n0 jornal O Estado de São Paulo, edição de 12/10/2014


Biografia

A homenagem do biógrafo ao biografado é biografa-lo

Millor Fernandes

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Segurança

Com medo de roubos e arrastões, frequentes no campus e arredores, cada vez mais alunos da USP se fazem acompanhar por seguranças.

Nos últimos dois anos furtos e roubos no campus tiveram incremento de 55% segundo dados da Guarda Universitária.

Por R$ 50,00 mensais segurança particular acompanha estudantes até em casa.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 12/10/14.

Diplomas

Caiu o número de concludentes de cursos superiores no país. A redução se deu sobretudo nas áreas de saúde e educação.

Cursos como farmácia, odontologia e enfermagem acusaram uma diminuição de 13,4% em 2013 comparado com 2012. Em cursos de formação de professores a queda foi de 10%. Nos demais cursos a média foi de 5,5%.

O Ministério da Educação atribui o fato, entre outros motivos, a maior fiscalização das faculdades. Influem para isso também os baixos salários e problemas de gestão, sobretudo nas cidades menores.

Pela primeira vez, desde 2002 quando teve início a série histórica, foi reduzido o número de formandos.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 13/10/14 

Guimarães Rosa

A jutiça liberou a venda do livro "Sinfonia de Minas Gerais" uma biografia do escritor mineiro João Guimarães Rosa escrita por Alaor Barbosa e proibida desde 2008.

A proibição decorre de uma ação movida pela filha do escritor, Vilma Guimarães Rosa, que alegou para tanto plágio da obra de sua autoria, "Relembramentos - João Guimarães Rosa, meu pai".

A Desembargadora Elisabete Filizzola, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ao negar o pedido de embargo do livro assinalou que "sequer a vida privada do biografado chegou a ser posta em risco".

O autor da biografia afirma não ter mais interesse comercial na questão. Da-se por satisfeito com a decisão da justiça que segundo ele lança uma luz no debate sobre a publicação de biografias não autorizadas pelo biografado ou seus familiares.  

Saiba mais no jornal Folha de São Paulo, edição de 16/10/14