sábado, 25 de agosto de 2007

Brasileiros

É o título de uma nova revista mensal, cujo segundo número está nas bancas. Lembra a extinta Realidade, com reportagens mais densas e análise mais profunda dos temas. Fiquei com a impressão de que o projeto gráfico e até o conteúdo têm uma pitada de Veja. Destaque para três matérias:
  • Dor - cobertura analítica da tragédia aérea de Congonhas.
  • Os gargalos do transporte - exame objetivo da carência do país nesta área.
  • A alemã dos Vargas - sobre a nora de Getúlio, mulher de Lutero. Amor e intriga nos bastidores do poder. A introdução promete mais que o texto oferece. Ainda assim vale a pena. Pelo que sei acho que a história dessa mulher dá livro. Mãos à obra, biográfos de plantão, enquanto ela está viva e lúcida.

Só por lei

Jocélio Leal, em sua coluna do jornal "O Povo", edição de 23 de agosto, noticia a intenção da Secretaria da Cultura de mudar o nome da bolsa paga a artistas de referência no estado, de Mestres da Cultura para Tesouros Vivos.

Sem entrar no mérito da mania de mudar nomes, tal coisa somente seria possível com a alteração da lei 13.351, de 22 de agosto de 2003, que" institui, no âmbito da administração pública estadual, o registro dos mestres da cultura tradicional popular do estado do Ceará (RMCTP-CE) e dá outras providências".

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Retificado, com lupa

Enfim, após três dias, o Jornal O Povo fez a devida correção no erro cometido na matéria Cid se reúne com secretários para liberar investimentos , no tópico E-mais, na edição de segunda-feira (20). Era a manchete principal da página 14.




Como, certamente, muitos não devem ter visto o "Erramos", utilizo o meu blog para trazer à tona a verdade...e ainda empresto uma lupa...eu precisei. Aqui no blog é mais fácil, basta clicar na imagem acima para ampliá-la.

Uma sugestão ao O Povo. Publicar no site do jornal a coluna "Erramos". Aproveito para parabenizar pelo O Povo digital.

Leia mais sobre este assunto:
Um lapso do Povo

Pilatos

E as obras do Projeto Costa Oeste? Foram afogadas nas águas da bacia de Pilatos...

Medalhas

Os atletas:

  • Francisco Eugênio Sales - Tênis de mesa, equipe
  • Antônio Carlos Barbosa de Melo - Tênis de mesa, equipe
  • Francisco Wellington de Melo - Tênis de mesa, dupla

participaram dos Jogos Parapan-americanos, recentemente realizados no Rio de Janeiro, tendo ganho medalhas de ouro, ouro, e bronze, respectivamente, nas modalidades indicadas. Todos receberam a bolsa atleta, dentro do programa instituído no meu governo. Posteriormente passaram a receber a bolsa do governo federal. Eles são exemplos de força de vontade e determinação, que devem ser realçados e seguidos. Parabéns!

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Geopark Araripe


A Assembléia Legislativa convida para uma audiência pública em que "será debatida a criação do Geopark Araripe", no dia 31 de agosto às 14h30.

Na verdade, o parque ja existe desde o ano passado, e reconhecido pela Unesco. Aliás, a iniciativa foi distinguida pelo Iphan com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O que se deve discutir agora? Implantação de medidas previstas no projeto, ou "criação"?

Leia mais sobre este assunto

terça-feira, 21 de agosto de 2007

O mundo dos têxteis


Há poucos dias assisti, em Maracanaú, a inauguração do primeiro módulo de um moderno centro dedicado ao comprador de moda do nordeste. São mais de 500 boxes que irão abrigar pequenas confecções, que terão condições confortáveis para expor e comercializar seus produtos.

O inspirador da idéia foi o prefeito Roberto Pessoa, que pretende com isso transformar o munícipio em um grande centro de comercialização de confecções. Prontos todos os módulos, serão gerados doze mil empregos, segundo informou em seu discurso.

O Ceará tem tradição na indústria têxtil, e já foi um grande pólo de moda no país. Foi pensando nisso, e atento ao grande número de empregos gerados pelo setor, que no meu governo reduzi a carga tributária da cadeia têxtil, criando as condições para impulsionar todos os elos do processo.
O sonho do prefeito e a ousadia dos empreendedores encontraram guarida nas medidas que tomei, há muito reclamadas, e que fizeram justiça ao esforço de todos os envolvidos na indústria e no comércio de têxteis. Agora é crescer!

Um lapso do Povo

Na edição de ontem do O Povo, pag 14, o jornalista Daniel Sampaio cometeu um equívoco ao informar que o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Ximenes, havia suspendido o processo de licitação para ampliação do Porto do Pecém, em dezembro passado.

Pelo contrário. O desembargador Fernando Ximenes garantiu a continuidade da licitação relativa ao Porto ao cassar as liminares deferidas por magistrados das Varas da Fazenda Pública, por solicitação da Construtora Marquise e do Ministério Público do Ceará.

O Presidente do TJ acatou o pedido do Governo e suspendeu o efeito das liminares em face da regularidade do procedimento licitatório, seja no âmbito formal como material. Fixou-se, também, que a manutenção das decisões singulares significaria elevado risco à ordem administrativa e à economia pública, na medida em que poderia ensejar a extinção de vultuoso financiamento com o BNDES, a perda de mercado para complexos portuários de outros Estados e o retardo na instalação de Usina Siderúrgica no Ceará.

Para quem se interessar, os processos 2006.0028.8285-0 e 2006.0025.9808-6 foram publicados no Diário de Justiça de 18.12.2006.

domingo, 19 de agosto de 2007

A cabeçada de Zidane

Deu no Público, jornal português: Materazzi revela o insulto que levou o francês Zidane a dar-lhe a cabeçada que provocou sua expulsão do jogo França x Itália, na Copa do Mundo do ano passado.

Quando o italiano segurou em sua camisa, Zidane disse-lhe, "se queres minha camisola, dou-ta no fim do jogo". Ao que Materazzi retrucou prontamente," prefiro a p... da tua irmã". A resposta veio na cabeçada que surpreendeu o mundo. Tudo vai estar contado numa revista italiana que circula nesta segunda feira.

Parapan-americanos

Sem a mesma pompa e divulgação dos Jogos Pan-Americanos, encerram-se hoje, no Rio de Janeiro, os Jogos Parapan-Americanos, com excelente desempenho do Brasil.


Durante meu governo estimulei ao máximo a prática esportiva por parte dos portadores de necessidades especiais como forma de valorizá-los e promover inclusão social.

Construímos a Vila Paraolímpica do Canindezinho, realizamos os Jogos Paraolímpicos e como prêmio por nossa política para o setor fomos escolhidos pelo Comitê Paraolímpico e Ministério do Esporte para sediar o 1º Campeonato Basileiro Paraolímpico Escolar de Atletismo e Natação. Fruto desse trabalho os atletas:


- Francisco Eugênio Sales (Tênis de Mesa)


- Antônio Carlos Barbosa de Melo (Tênis de Mesa)


- Francisco Wellington de Melo (Tênis de Mesa)


- Edvaldo Prado Júnior (Natação)


- Maria Joselita Moreira (Natação)


Os cinco participaram dos jogos no Rio de Janeiro, sendo que os quatro primeiros recebiam bolsa atleta, através do Fundo de Combate à Pobreza ( Fecop), programa instituído no meu governo, e lamentavelmente suspenso. Parabéns aos nossos paraatletas cearenses!

Vocações religiosas

A Igreja Católica dedica esta semana às vocações religiosas. Elas escasseiam, ante à expansão do laicismo. Ja vai longe o tempo em que toda família aspirava muito ter um filho padre ou uma filha freira. Paradoxalmente o nosso século é muito místico, feito de um misticismo que não se enquadra na ortodoxia canônica das igrejas, mas envereda por caminhos tortuosos, e às vezes perigosos, de práticas exóticas que se amoldam às conveniências espirituais de cada um.

Para ajudar à reflexão de atuais e futuros religiosos, transcrevo trecho do livro "A alma de um padre. Testemunho de uma vida", de autoria do Pe. Fernando Bastos D'Ávila: "Renunciei inocentemente à tudo, e creio hoje que a renúncia inocente é uma contigência da condição humana. Ninguém faria opção alguma, se pudesse prever a sequela de sacrifícios inerentes a qualquer opção".

A frase do dia

A injustiça feita a um é ameaça feita a todos.

Montesquieu