sexta-feira, 13 de julho de 2007

A frase do dia

Aqueles que prescindem de liberdades essenciais para comprar um pouco de segurança temporária não merecem nem a liberdade nem a segurança.

Benjamin Franklin

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Mistura de raça, mistura de cor

Comentário interessante de Thomas Traumann, que assina a coluna diária O Filtro, publicada no site de Época. Repasso a vocês.

No diário inglês The Guardian, o historiador Timothy Gaton Ash escreve artigo inteligente e corajoso sobre a discussão racial no Brasil. “Eu fui ao Brasil querendo saber sobre pobreza, exclusão social e desigualdade. Em minutos, meus interlocutores estavam falando de raça (...) Pelo que descobri, o Brasil pode estar antecipando o nosso futuro, um mundo em que as pessoas serão cada vez mais miscegenadas. (...) O que eu antevejo aqui _se o Brasil corrigir as suas condenáveis desigualdades sociais e econômicas, incluindo a da discriminação _ é a possibilidade de um país em que a cor da pele não é nada mais que um atributo físico, como a cor dos olhos”, escreve Ash.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Mais prêmios para o Ceará

A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo Melo escolheu, em 2007, sete vencedores do concurso, dois deles cearenses.

O Museu do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foi agraciado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

O outro cearense vencedor do Prêmio, na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico, é o GeoPark Araripe da Universidade Regional do Cariri/CE.

A premiação - composta de troféu, certificado e R$ 14 mil – refere-se a ações do Governo do Estado nas atividades voltadas à preservação do patrimônio cultural cearense. A entrega do prêmio do IPHAN acontece no dia 17 de outubro, em Brasília.

São certificados de que estávamos no caminho certo. Parabéns a todos que trabalharam pela preservação do patrimônio durante nossa gestão a frente do Governo do Estado.