sábado, 26 de julho de 2008

Simonal

No Festival de Cinema de Paulínia (SP), um filme documentário encantou a platéia. Foi Simonal, Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Manoel, Micael Langer e Cavito Leal.

Conta a história do músico-cantor. O artista que inventou a pilantragem e tinha um jeito especial de encantar auditórios, que dominava com sua extraordinária facilidade de comunicação. Criou, para si, a imagem do malandro carioca, esperto, bon vivant.

No auge da fama, teve um desentendimento com seu contador, em quem mandou aplicar uma sova encomendada a agentes do DOPS. Terminou por ser acusado de informante da polícia política, responsável por prisões e torturas durante o regime militar.

Execrado pelo meio artístico, ficou sem gravar e fazer shows, até morrer, esquecido, consumido pelo álcool. Nunca chegou a ser reabilitado.

O filme está sendo elogiado por apresentar os fatos de forma neutra, sem enveredar pelo caminho, tão ao gosto dos brasileiros, das hagiografias post mortem.

Quem viu e ouviu Simonal, não esquece do seu talento e empatia, cantando com graça aliciante canções simples, como Meu Limão, Meu Limoeiro.

Foi, é inegável, um grande show man.

Saiba mais em O Estado de S. Paulo, edição de 10/07/08.

A frase do dia

Não é a ocasião que faz o ladrão; o provérbio está errado.
A forma exata deve ser esta: a ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito.

Machado de Assis

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Brindes

Nos Estados Unidos, a partir de 2009, os laboratórios americanos estarão proibidos de fornecer brindes aos médicos. A proibição abrange canecas, blocos de anotações, canetas, refeições.

As relações entre a indústria farmaceutica e os médicos têm sido investigadas pelo Congresso americano. Há suspeita de favorecimento no receituário e de cooptação de médicos, por meio de ofertas de presentes e pagamento de viagens. Pesquisadores na área médica, também têm sido alvo das investigações.

No Brasil, o novo código de ética do setor farmacêutico, de março deste ano, além de limitar o valor dos brindes a 1/3 do salário mínimo, estabelece, ainda, que deverão ter "caráter educacional, técnico científico, e/ou serem relacionados ao trabalho do profissional, como, por exemplo, canetas ,bloco de notas, mouse pad e outros itens similares, podendo conter o logotipo da companhia".

São medidas destinadas a assegurar um relacionamento ético entre a indústria farmacêutica e os médicos, evitando promiscuidades que possam comprometer a lisura do exercício da profissão.

O negócio de drogas e medicamentos envolve interesses comerciais enormes. E médicos são apenas seres humanos incumbidos de nobre missão. Regras claras fazem bem aos dois lados. Sobretudo, beneficiam os usuários.

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 11/07/08.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Polêmica

Argentinos e uruguaios lutam pela nacionalidade de Gardel.

O Uruguai reivindica para si, a glória do nascimento de Carlos Gardel em seu território, em Tacuarembó.

Os argentinos retrucam dizendo que ele, na verdade, nasceu em Toulouse, na França, vindo criança para Buenos Aires. Invocam como argumento, o fato de que ele nunca fez uma canção Mi Tacuarembó querido.

Já tem deputado do Parlamento do Uruguai, propondo a realização de um exame de DNA, para provar o parentesco dele com seus pretensos ancestrais. O problema é que o túmulo de Gardel está em solo argentino, e a exumação não será permitida.

Enquanto os irmãos platinos se engalfinham na luta pelo espólio do cantor, eu proponho que aceitemos o convite de Manuel Bandeira, "vamos dançar um tango argentino"...

Mesmo que Carlos Gardel seja uruguaio.

Saiba mais em O Estado de São Paulo, edição de 23/07/08.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Infeliz

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse frase infeliz, em entrevista que deu ao jornal Folha de S. Paulo. São dele as palavras seguintes:

"(...) Mas as ligações de Dantas (Daniel Dantas, o banqueiro preso) são muito mais sórdidas com outros partidos até onde eu sei que com o PT".

Quer dizer, a sordidez é geral, o que varia é a intensidade.

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 20/07/08.

Prejuízo

O Citigroup teve um prejuízo líquido de US$ 2,5 bilhões, no segundo trimestre deste ano, em comparação com o lucro líquido US$ 6,23 bilhões, no mesmo período de 2007.

Como se pode ver, um prejuízo enorme.

A reação do mercado foi, no entanto, de alívio.

É que se esperava coisa muito pior. Pode se dizer que o muito foi pouco.

Saiba mais n'O Estado de S. Paulo, edição de 17/07/08.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Lúcio 100% Adahil

A frase do dia

Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens que de um terceiro andar.

Machado de Assis

Escada

O Governo do Estado fez um festa para apresentar uma monumental escada de combate a incêndio, importada da Alemanha. É a única do tipo na América Latina. Representa um importante instrumento no combate à esse tipo de sinistro. O assunto foi notícia, com destaque, em todos os jornais (foto: Evilázio Bezerra/O Povo).

Durante meu Governo, promovi o maior programa de reestruturação e modernização da história do Corpo de Bombeiros. Foram adquiridos muitos equipamentos novos, para a capital e o interior, criadas novas unidades, realizadas importantes mudanças institucionais, treinado pessoal, inclusive no exterior, feitas promoções aguardadas há anos, aberto concurso público para aumentar o efetivo da corporação.

Entre os novos equipamentos comprados, está a escada recentemente incorporada ao patrimônio da guarnição. A operação foi coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. O recurso veio de financiamento do banco alemão BLW. Encomendada e paga, sua fabricação teve início durante minha administração. O atual Comandante do Corpo de Bombeiros conhece bem os fatos, pois foi Subcomandante enquanto governei o Ceará.

Escada não combate incêndio sozinha. Chama os concursados, Governador!

Saiba mais em O Povo, edição de 19/07/08.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Forró

O Governo do Ceará, em publicidade de página inteira nos jornais, anuncia sua adesão programática aos mega shows, à semelhança do que vêm fazendo as prefeituras municipais do Estado.

Tá entendido!

Sobre o que a população de Fortaleza pensa desses shows, leia matéria publicada no jornal O Povo, edição de 20/07/08.

Eleições

Li nos jornais que a eleição de Fortaleza será a mais cara do Nordeste.

Eita holding poderosa!

Flashes

1. Desemprego recua 21% na capital. O atual índice de 11,49% é o menor registrado para o mês de maio desde 1997. No ano passado era de 14,35%.
Jornal Diário do Nordeste, edição de 27/06/08.

2. Ceará é o segundo no Nordeste na geração de emprego. Estado fechou mês de junho com quase dez mil novos postos, aponta Caged.
Jornal O Estado, edição 18/07/08.

3. Epidemia
Casos de dengue crescem 48% em seis meses. Mais uma morte é confirmada no Estado, aumentando para 18. Neste ano, já houve mais casos do que em todo o ano passado.
Jornal Diário do Nordeste, edição 19/07/08.

domingo, 20 de julho de 2008

Aforismos

Domiciano Leite Ribeiro, Visconde de Araxá, esteve entre os que Alfredo Pujol chamou de contistas da roça. A denominação não tem caráter depreciativo. Longe disso. O que queria, era chamar atenção para uma espécie de escola literária, que teve muitos filiados e pouco reconhecimento.

Cita, entre outros nomes, o do cearense Franklin Távora, com O Cabeleira; Inglês de Sousa, José Veríssimo, autores do que intitulou literatura do sertão.

Quanto ao Visconde de Araxá, suas Reminiscências e Fantasias, publicação póstuma, feita em 1883, pelo Dr. Lucindo Filho, em Vassouras, teve escassa tiragem.

Jorge Pinto, neto do Visconde, publicaria, anos mais tarde, estudo crítico sobre o livro para reconhecer-lhe a graça do estilo. Araxá estimava fazer máximas pontilhadas de ironia, tendo algumas sido recuperadas.

A seguir, uma amostra das que escreveu:

Dois e dois são quatro - diz o matemático. Veremos, diz o legista.
Paciência - emplasto que todos aplicam às dores alheias.
Céticos conheço que não acreditam em Deus nem no diabo; conheço-os até que não acreditam em si mesmos; mas cético, que não acredita no dinheiro, ainda não vi.
Todas as ruas Direitas são tortas; daí veio talvez a lembrança de chamar "direito" ao corpo das leis.


Saiba mais lendo Machado de Assis. Curso literário em sete conferências na Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Alfredo Pujol. Academia Brasileira de Letras/Imprensa Oficial. São Paulo, 2007.

A Coluna

Gilmar de Carvalho vem de lançar livro, Rangel Escultor, sobre José Rangel, cearense de Jardim, com estudos feitos na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.

É mais um excelente serviço que o professor e escritor presta à cultura e à memória cearense.

Por ele, fiquei sabendo que Rangel, junto com Antonio Machado e José Maria Sampaio, é o autor da escultura do Cristo Redentor, que encima a coluna comemorativa dos cem anos de nossa Independência, sita à Praça Senador Machado, ao lado do Seminário da Prainha.

Não sei se há outras obras suas por aqui. Vou matar a curiosidade lendo o livro, certamente bem escrito, como tudo que Gilmar faz.

Curiosamente, ao passar, sexta-feira última, por aquela Praça, verifiquei faltar, na base da coluna, uma das placas indicativas do evento e da obra. Suspeito que seja mais um ato de vandalismo praticado contra o nosso, já tão pobre, patrimônio histórico.

A imprensa local e a Prefeitura de Fortaleza poderiam ajudar a esclarecer o fato.

Afinal, nem tudo é eleição. Ou reeleição.

Saiba mais em O Povo, Caderno Vida & Arte, edição de 19/07/08.

Fittipaldi II

No livro de memórias do Hernani Fittipaldi, de que já falei aqui, ele se referia ao Ceará como um reduto da UDN, ao comentar com Vargas, em seu exílio gaúcho, a possibilidade deste vir a ser candidato à Presidente da República.

Na verdade, na primeira eleição após a queda da ditadura, os udenistas venceram a eleição no Ceará, elegendo Governador o Desembargador Faustino de Albuquerque.

Com a curiosidade espicaçada pela passagem do livro, fui conferir o resultado das eleições presidenciais no Ceará. Não deu outra,vitorioso no País, Getúlio perdeu no Ceará para o lenço branco do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN.

Vejam os números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará:
- Getúlio Dornelles Vargas 101.164
- Cristiano Machado 146.484
- Eduardo Gomes 198.473
- João Mangabeira 105
(Fonte: Dados Estatísticos, 2º volume. Eleições Federais e Estaduais).

Fittipaldi estava certo na sua previsão.

Imprensa

A imprensa do Ceará levou mais um quinal da imprensa nacional.

Ah, bom...