sábado, 24 de julho de 2010

Com a força do povo

Uma grande carreata, bem animada e bem organizada. Nosso primeiro compromisso deste sábado foi um sucesso. Percorremos mais de 12km, partindo da Jurema, em Caucaia. Muitos amigos nos prestigiaram, declarando não só o apoio aos candidatos de nossa coligação, mas firmando o compromisso de estar perto, fazendo uma campanha bonita e alegre.












Mais de 400 carros se enfileiraram, ganhando a simpatia das comunidades nas ruas por onde passaram.










Foi bom ver o sorriso na cara do povo, olhar no olho das pessoas e sentir a verdade do povo humilde, que nos comove com sua simplicidade.

Uma das queixas mais frequentes que ouvi nas minhas andanças é sobre a cobrança do imposto do bacurim. Se você leva um bacurim para a feira, paga uma taxa para o governo. Se não vender paga outra taxa para levar de volta para casa. O governo cobra duas vezes, seja o bacurim vendido ou não. Isso é um desestímulo à agricultura familiar no Ceará. Meu primeiro ato como governador será acabar com esse absurdo, que tem prejudicado os pequenos produtores.

É com essa força que vem do povo que vamos fazer o Ceará brilhar mais.


Violência

Diário do Nordeste, edição de 23/07/10

107 assassinatos este ano desafiam  Território da Paz
Comunidades do grande Bom Jardim ainda sofrem coma criminalidade

O Estado, edição de 22/07/10

Assaltos a banco crescem 400%

Para quem prometeu que iria acabar com a violência...

Não à perseguição

As viagens ao interior estão sendo muito gratificantes. O carinho recebido das pessoas é um estímulo e nos fortifica nessa caminhada. Ontem, em Crateús, muita gente me pediu para voltar e reclamou do que classificam como “perseguição aos pobres”. Outros falavam de arrependimento pela escolha “errada” na eleição passada.





Faço questão de falar sempre – e aqui no blog também – que nossa campanha é modesta, alegre, criativa e para o povo. Nada melhor do que estar perto das pessoas.




Ao lado do vice, Cláudio Vale, e de Alexandre Pereira, que concorre ao Senado, saímos de Crateús para Monsenhor Tabosa, onde visitamos o comércio da cidade.


Em Independência assistimos à novena em homenagem aos vaqueiros durante os festejos da padroeira do município – Nossa Senhora Sant’ana. Uma novena muito bonita, por sinal. O padre e os acólitos de chapéu de couro, símbolo do homem do sertão.

Um jovem que estava com sua namorada na praça desabafou: “Dr. Lúcio, o senhor precisa ganhar para acabar com a perseguição".

É também para isso que sou candidato.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Boas-vindas em Horizonte e Pacajus

A recepção calorosa em Horizonte, na manhã de hoje, deu a tônica da visita. À espera de nossa comitiva estavam o Reginaldo Cavalcante, ex-diretor do Crede do município, e o vereador Timtim, entre outros bons amigos.

Antes de nossa caminhada pelo comércio local, eles relembraram inúmeras obras feitas durante nossa administração para as pessoas da cidade: o Liceu, a fábrica da Schincariol, ginásios poliesportivos, conjuntos habitacionais, creches...É bom encontrar pessoas que sabem o valor da palavra gratidão.

Com Alexandre, Emília e a pequena Emily

Mototaxistas reclamam de "perseguição aos pobres"
E o povo da cidade é sábio. Por onde passei ouvi as pessoas falando coisas boas sobre mim. Isso é gratificante.

Estava com meu candidato a vice, Cláudio Vale, e ao Senado, Alexandre Pereira, quando dona Carmosa Filho, 67 anos, pediu uma foto, dizendo que é minha eleitora fiel.

Dona Carmosa, eleitora fiel






Entre amigos
Seu Natinho, da farmácia, veio correndo me dar um abraço assim que passei em frente à sua loja. 


Alexandre Pereira, fotógrafo em Horizonte
Seguimos para Pacajus, onde após uma rápida volta pelo comércio e mercado, fomos para a Rádio Guarany. Fui o primeiro da série de entrevistas, bem comandada pelo apresentador Alex Montenegro, do programa Ponto a Ponto. Falei sobre o por quê da minha candidatura e sobre nossas propostas de campanha. Mais detalhes da entrevista estão disponíveis no site da rádio.
 

De lá, fui para a Rádio Capital do Caju, participar do programa A Hora do Agricultor, onde fui muito bem acolhido por todos.




Após um bom almoço no restaurante Espaço Mena, visitamos as instalações da fábrica Famel/Dona Florinda, juntamente com o empresário, Miguel Brilhante. Apresentei minhas propostas para os cerca de 500 funcionários da fábrica que ouviram as minhas razões de concorrer ao Governo: Eu me candidatei para dar ao povo do Ceará uma opção. Essa eleição não poderia ser ganha por W.O.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cinco bairros em um dia

Nossa agenda está corrida, mas eu gosto deste contato direto com o povo. Hoje pela manhã, percorremos quatro bairros de Fortaleza.
Começamos pelo Terminal da Parangaba, onde aproveitamos para tomar um café. Ouvi muitas reclamações sobre a falta de segurança e as condições dos transportes públicos. Mas recebi, também, muitos abraços.

Na feira do Demócrito Rocha, chegamos enquanto as barracas ainda estavam sendo montadas. O maior pedido dos comerciantes era mais atenção dos agentes públicos.

De lá, fomos para as ruas comerciais do Montese. O eletricista Wander de Abreu me deu um abraço apertado e me agradeceu por não deixar essas eleições serem vencidas por W.O.



No final da manhã, os diretores do Maraponga Mart Moda, Cid Holanda e Saulo Varela, nos recepcionaram durante visita ao maior polo atacadista do Norte e Nordeste. Também conheci o Shopping de Moda Íntima, ainda em fase de conclusão.



À tarde, caminhamos pelas comunidades do bairro Salinas, onde falei sobre nossas propostas de combate às drogas. Visitei o projeto Pão e Vida, coordenado pela irmã Edimar, e atende cerca de 150 jovens.
 







Quase no fim da caminhada, conheci  esta simpática aposentada, a dona Celeste Saboia, de 84 anos. É minha eleitora - disse que votar em mim é uma tradição de família na casa dela...passa de mãe para filho.

terça-feira, 20 de julho de 2010

No coração da Aldeota


Acordei hoje cedo e fui ao Terminal do Papicu, acompanhar o corre corre dos passageiros. Eu, meu vice, Cláudio Vale, e Tony Nunes, um dos nossos candidatos a deputado estadual, tomamos um cafezinho - enquanto falávamos com as pessoas que passavam por ali.



Encontrei, num dos bancos da plataforma central, um passageiro atento à leitura da Bíblia. Li o salmo 144: "Para que nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas".


De lá, fomos à comunidade São Vicente de Paulo, na Aldeota, muito bem recebidos pelo presidente da Associação dos Moradores, Erisson Mota. Dei uma entrevista na radiadora local, e falei sobre nossa intenção de criar a Secretaria Estadual Antidrogas, além de convocar os aprovados no último concurso da Polícia Militar, duas medidas que certamente irão ajudar no combate à insegurança e às drogas.




Falei também sobre nossas propostas para geração de emprego e renda e nossa intenção de estimular os pequenos negócios a partir de microcréditos.









À tarde fomos caminhar no Novo Mondubim. Encontrei o José Arteiro, presidente da Associação dos Moradores do bairro. Muito simpático, me convidou a conhecer as dependências de sua associação, tão bem cuidada por ele há cinco anos.



A surpresa mais grata da caminhada foi reencontrar a dona Edite Benevides, tão bem aos 76 anos. Dona Edite era nossa vizinha no São Gerardo e me trouxe boas recordações da minha infância e juventude. Era muito amiga dos meus pais. E agora está aqui, ao lado da neta Érica, de 7 anos. Lembranças de um tempo bom.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Do Antônio Bezerra para o Quintino Cunha

Começamos hoje logo cedo fazendo uma visita aos passageiros que embarcam e desembarcam no Terminal do Antônio Bezerra. Como era esperado para um início de semana, estava lotado, mas de gente simpática, que vinha conversar comigo, apresentar sugestões, apertar minha mão.


Junto comigo estavam o meu candidato a vice, Cláudio Vale, e Tony Nunes, candidato a deputado estadual, sucesso entre todos os que gostam de forró.



Depois de um cafezinho, partimos para o corpo a corpo pelo comércio do Quintino Cunha e Jardim Guanabara. Encontrei o Evandro Morais, que declarou seu apoio ao nosso nome. "Sou Lúcio de peso e medida. Sou Lúcio de coração”, ele disse.

No caminho, fui muito bem recebido no comitê do vice-governador, o professor Pinheiro, que é candidato a deputado estadual.
Na comunidade São Judas Tadeu, conversei com as pessoas que estendiam as mãos pela janela de suas casas.


Eu gosto desse contato direto com o povo. Quero que elas me conheçam. Esse é o diferencial da nossa campanha: é espontânea, alegre, descontraída e criativa.






No fim da tarde, andei pelas ruas do Castelo Encantado, falei sobre nossos projetos para a juventude e sobre nossa intenção de criar uma Secretaria Estadual Antidrogas. E nessa luta contra as drogas temos que vencer.




domingo, 18 de julho de 2010

Encontros emocionantes

Hoje pela manhã comecei meu dia num encontro com Deus e os fiéis de Messejana, na igreja matriz, em companhia da minha irmã, Lúcia, do meu candidato a vice, Cláudio Vale, do candidato a deputado estadual, Tony Nunes, além de amigos, como Guedes Neto.










Após a missa, muitos vieram me cumprimentar. Dona Edite Ferreira me emocionou: "esse é o homem que Deus vai por no Governo para nos ajudar".


São pessoas assim, como essa funcionária pública aposentada, com suas declarações espontâneas, que nos animam ainda mais nesta nossa caminhada.





Na feira, no comércio e no mercado local, muita gente veio conversar comigo, declarar seu apoio, dar um abraço.  






Eis alguns registros destes momentos.







À noite vou a Tauá, mas volto após compromissos.

Amanhã cedo, estarei no Terminal do Antônio Bezerra e depois farei uma caminhada no Quintino Cunha.