sábado, 13 de outubro de 2012

Fidel Castro

Espalhou-se uma notícia pelas redes sociais que Fidel Castro já estaria com morte cerebral. Só faltaria a comunicação oficial de sua morte que estaria no aguardo da presença de familiares ausentes de Cuba.

O filho, o fotógrafo Alex de Castro, informou que o pai está vivo.

A melhor maneira de enterrar o boato seria mostrar o Comandante vivo. Não é ?

Labirinto

Do poeta português Mário de Sá-Carneiro :

Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto
E hoje, quando me sinto
É com saudades de mim

Do poeta português Frei Agostinho da Cruz :

Perdi-me dentro de mim, como em deserto,
Minha alma está metida em labirinto

Conforme está em Os Homens e os Livros - Séculos XVI e XVII, de Maria de Lourdes Belchior, Editorial Verbo, página 69.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A frase do dia

Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo.

Presidente Dilma Roussef, rebatendo José Serra que disse que ela "metia o bico em São Paulo".,

Dengue

A dengue chegou à Ilha da Madeira. São 18 casos diagnosticados sendo que 11 pacientes se encontram hospitalizados.

O mosquito trnsmissor, Aedes aegypti, já havia sido detectado na ilha desde 2005.

Saiba mais no Público, edição de 11/10/12

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Crescimento

O FMI acaba de rever o crescimento econômico dos paises para este ano.

A revisão rebaixou  previsão anterior, em relação ao Brasil, de 2,5% para 1,5%. Ano passado o índice foi de 2,7%.

Para o mundo a expectativa é de que a economia cresça 3,3%. Na Europa do euro, entre as maiores economias só escapam do crescimento negativo, com modestissimos desempenhos,, a Alemanha com 0,9% e a França com 0,1%.

A China desacelera, embora com percentuais muito elevados cai para 7,8%. A crise mundial parece não ter fim. No Brasil a coisa só não está pior porque o desemprego continua baixo e a inflação não saiu do controle.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 09/10/12

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Demissões

O governo cogita instituir taxas sobre empresas com alta rotatividade de funcionários.

Depois de elevar o número de empregos com carteira assinada o governo agora estuda como aumentar a estabilidade no trabalho.

Entre outras propostas em análise estão a criação de taxas para empresas que demitam mais que a concorrência, a inclusão de barreiras para o acesso ao seguro desemprego e a unificação do abono salarial com o salário família.

Certamente o governo não desconhece quanto é oneroso para uma empresa despedir um empregado. Há empresas que sequer podem encerrar suas atividades por não terem como pagar os direitos de seus colaboradores a serem desempregados.

Isso para não falar no custo adicional de treinar um empregado recém admitido que venha substituir um já experiente. Enfim, demitir, a não ser por justa causa, é a última decisão, muitas vezes dolorosa, do empregador.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 07/10/12

 


Automóveis

O governo vem de editar as regras do novo regime tributário so setor automotivo que deverão vigorar de 2013 até 2017.

As condições foram atenuadas para responder às críticas partidas da Organização Mundial do Comércio (OMC) mas ainda assim houve reação dos importadores nacionais.

De uma forma geral as medidas incentivam o carro econômico, a tecnologia e dificultam a importação.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 05/10/12.

Energia

Apagão ou apaguinho,como quer o governo, a verdade é que sucessivas interrupções no fornecimento de energia elétrica, afetando vários estados, revelam a falta de segurança do sistema.

Bacalhau

Grace Kelly, a bela e elegante princesa de Monaco saida das telas de Hollywood era fã de bolinho de bacalhau, a popular iguaria portuguesa.

Quebrava uma rígida dieta feita de sopas ralas, peixe ou filé mignon grelhados para saborear o petisco luso que conheceu pelas mãos do mordomo beirão, Antonio Clara, que trabalhava no palacete dela e Rainier III em Paris, onde os filhos estudavam.

Gostava tanto dos bolinhos que os teria oferecido a Frank Sinatra quando este foi almoçar em sua casa.

A primeira receita do bolinho data de 1909. É de autoria de um oficial do exército português, de pseudônimo Carlos Bento da Maia, publicada no Tratado Completo de Cozinha e de Copa. O autor no entanto não indicou as proporções dos ingredientes o que acabou por gerar um problema.

De um modo geral admite-se que o volume do peixe deve ser o dobro do da batata como está na matéria publicada no suplemento Paladar do jornal O Estado de São Paulo edição de 06/10 de 10/12 com o título : Para o bolinho de bacalhau não batatar, use...bacalhau ! 

A frase do dia

De Hugo Chávez, reeleito presidente da Venezuela com 55% dos votos, antes da eleição :

Se eu fosse americano, votaria em Obama. Se ele fosse de Barlovento ou outro bairro de Caracas, ele votaria em Chávez.

domingo, 7 de outubro de 2012

Finanças

Revendo publicações da minha biblioteca na permanente busca de melhor organiza-la deparei-me com um trabalho de James Tobin apresentado à conferência anual do Banco Mundial em Washington no ano de 1998.

A palestra leva o título de Financial Globalization : Can National Currencies Survive ? Em português : Globalização Financeira : As Moedas Nacionais Poderão Sobreviver ?

Tobin é o economista que recomenda a adoção de uma taxa que incidiria sobre as transações financeiras internacionais destinada a financiar o desenvolvimento e o combate a pobreza. Uma espécie de CPMF internacional.

A ideia chegou a ser aventada pelo ex-presidente francês Sarkozy no âmbito da crise econômica que assola a Europa. Por outro lado a implantação de uma moeda única , o euro, entre os paises europeus se mostrou insuficente na medida em que os paises têm políticas fiscais diferentes.

Desprovidos de instrumentos indispensáveis para o manejo da crise, por já não terem moeda própria, mostram-se impotentes para lidarem com o problema da dívida soberana.

Daí se dizer que a solução para a crise da zona euro não será menos, mas sim mais Europa. Quer dizer, menos soberania nacional no rumo de uma verdadeira federação europeia. Será ?