quarta-feira, 18 de junho de 2008

Metas

O ex-blog do César Maia postou matéria demonstrando a porcentagem de atendimento das metas de saúde, no bolsa família, nas capitais brasileiras.

Em primeiro lugar vem Teresina, com 53,59%. Seguem-se outras, em percentuais decrescentes de desempenho.

Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Campo Grande aparecem com zero de cobertura.

Cabe, no mínimo, uma explicação por parte da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Censura

Estranho o comportamento de parlamentares que criticaram o deputado Adahil Barreto (PR-CE) por discursar da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, fazendo reparos à administração municipal de Fortaleza.

Ele falou como deputado, em pleno exercício do mandato, o qual é inviolável.

Os que criticaram-no, usam, freqüentemente, a palavra para elogiar as ações da Prefeita.

Quer dizer, elogiar pode, criticar não.

É isso?

Liberdade sim, mordaça não.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Flashes

Um
O dragão da inflação começa a botar fogo pelas narinas. A taxa de 0,79 em maio é a maior em 3 anos. Índice de 5,58%, em 12 meses, supera o centro da meta em 1 ponto.
Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 12/06/08.

Dois
Fortaleza vem conquistando espaços como cidade com capacidade de atrair e gerar negócios. No ranking das Melhores Cidades Para Fazer Negócios na América Latina, é a 8ª no Brasil e a 32ª na América Latina, à frente de Recife e Salvador. Se formos capazes de aproveitar melhor nosso potencial, com uma gestão competente, poderemos avançar ainda mais.
Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 06/06/08.

Três
O Produto Interno Bruto (PIB) cearense, no primeiro trimestre, cresceu bem, 5,4%. Todavia, foi menor do que o do Brasil. Para quem precisa crescer mais que a média nacional, para diminuir nossa diferença em relação às áreas mais desenvolvidas do País, o resultado deixa a desejar.
Saiba mais no jornal O Estado, edição de 13/06/08.

Quatro
As exportações do Estado do Ceará cairam 3,4% em maio, comparadas ao mesmo mês do ano anterior. É o menor resultado em relação ao País desde 1999.
Saiba mais no jornal O Estado, edição de 06/06/08.

Pecém

A Secretária Estadual de Planejamento e Gestão anuncia, como novidade, o investimento de R$ 257 milhões para a construção do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) no Porto de Pecém, no município cearense de São Gonçalo do Amarante.

Parece coisa nova. Não é. Trata-se de recurso contratado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), no meu Governo.

A obra já deveria estar em andamento, não fora a mobilização de "forças ocultas", nem tão ocultas... para barrar a licitação lançada ao fim do Governo, após minuciosos estudos.

Perdeu-se tempo e dinheiro.

Legislativo

Para os que se preocupam com o tsunami legislativo, que sufoca atribuições funcionais da Assembléia Legislativa, com graves conseqüências para a democracia, sugiro a leitura do artigo do jornalista Jânio de Freitas, na Folha de S. Paulo, edição de 05/06/08.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Justificativa

Andei esses dias sem postar porque estou sem internet em casa.

Estou tentando suprir a falta, postando a partir de meu local de trabalho.

Proposta

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) propõe recriar o Instituto de Planejamento Municipal (IPLAM), com o propósito de recuperar a ação de planejamento, há muito abandonada no âmbito da Prefeitura de Fortaleza.

Para ser mais fiel aos fatos, o Partido deveria ter-se referido à Superintendência de Planejamento do Município (SUPLAM), autarquia criada por mim, quando fui Prefeito de Fortaleza, e que introduziu, aqui, o conceito de planejamento integrado no seio da administração municipal.

A iniciativa inspirou-se na experiência bem sucedida do IPPUC de Curitiba, sob a liderança de Jaime Lerner.

A descontinuidade administrativa terminou sepultando aquela idéia, que começava a germinar.

Quem perdeu foi a cidade e a população de Fortaleza.