quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Carros

A produção de automóveis no Brasil foi recorde no ano passado. Impulsionada pelo aumento das exportações a indústria fabricou 3,74 milhões de unidades. Um incremento de 9,9 em relação ao ano anterior.

As exportações aumentaram 26% destinadas principalmente à Argentina 74% e ao México 8%.

Já a venda interna caiu 0,9% quando comparada com 2012.

Saiba mais no jornal o Globo, edição de 08/01/14

Gasolina

Os brasileiros já estão consumindo gasolina com 94% a menos de enxofre o que a torna menos poluente. Produto equivalente ao que se consome noas países do primeiro mundo.

Saiba mais no jornal O Globo, edição de 08/01/14

Poupança

Os brasileiros mantêm hoje na Caderneta de Poupança depósitos no valor de R$ 598,00 bi.

A captação líquida, depósitos menos resgates, no ano passado foi R$ 71,00 bi, um recorde. Um aumento de 43% em relação ao ano anterior.

A Caderneta de Poupança não foi  a aplicação a oferecer o melhor rendimento no ano mas tem a vantagem da segurança e facilidade de operação.

Saiba mais no jornal O Globo, edição de 08/01/14

Polêmica II

O prefeito aprendeu rápido a linguagem de sarjeta de sues chefes.

Polêmica

Não é gritando que se vence um debate. A voz mais alta é a dos argumentos.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Salmo

Do salmo (Sl 71/72) da missa de hoje, véspera do dia de Reis :

Refrão :

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor

Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. terá pena do indigente e do infeliz e a vida dos humildes salvará.

Previsão

Já estou pensando no Brasil de 2022, nos 200 anos da independência. Vai ser duro, Dilminha, quando falarmos do Brasil que nós deixamos e o que nós pegamos.

Luis Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 05/12/13

Portugal

A crise econômica que se instalou em Portugal obrigou o governo a adotar um rígido programa de contenção de gastos impostos pelas instituições internacionais que estão financiando o país.

O corte nas despesas penaliza servidores públicos, empregados de empresas estatais e trabalhadores de modo geral.

As medidas geram reações dos atingidos comumente expressadas sob a forma de greves frequentes inclusive em setores essenciais,

Para se ter uma ideia da gravidade da situação basta lembrar que durante o atual governo, empossado em junho de 2011, já foram mais de 500 dias de greve só no setor de transportes.

Dos dias em que houve paralizações 42 foram de greves de 24 horas. A crise parece dar sinais de abrandamento mas seu fim parece ainda muito distante,

Saiba mais no jornal Público, edição de 19/11/13

Ita

Nos últimos anos o Ceará vem se destacando pelo número de alunos aprovados no exame de admissão, vestibular, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita).

Em dez anos 305 alunos que fizeram vestibular em Fortaleza passaram no exame. A cidade foi campeã em aprovações. Em 2012 passaram no exame 43, do total de 120 aprovados, sendo 30 deles naturais do Ceará.

O segredo parece estar na qualidade das escolas que fazem uma preparação focada no vestibular daquela importante instituição acadêmica.

O mais importante é que, segundo Luiz Carlos Rossato, coordenador do vestibular há 26 anos, os cearenses saiam e não voltavam. Hoje, com maior desenvolvimento do nordeste, uma parcela já está voltando,

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 08/12/13