domingo, 23 de dezembro de 2007

Riscos de campanha

Uma campanha eleitoral pelas características de que se reveste é cheia de riscos. Quem já participou de alguma, sabe do que falo. Há dois deles que gostaria de comentar. A ilusão eleitoral e a tentação eleitoral.

Da ilusão eleitoral ouvi o deputado Ulisses Guimarães falar para descrevê-la como mais poderosa que a ilusão amorosa. Não obstante tê-la identificado, o grande político sucumbiu à sua sedução. Lembram sua humilhante derrota como candidato à Presidência da República? Se algum dia a tive, perdi-a na última eleição ao ver se formar contra mim uma poderosa coalizão de forças políticas, econômicas e midiáticas, unidas pelo cimento do oportunismo e da traição.

Já a tentação eleitoral é o impulso que leva o candidato a fazer promessas mirabolantes no afã de angariar votos. Pode ser fruto da leviandade do candidato ou decorrer de conselhos de publicitários inconsequentes, adeptos, eles e o candidato, da máxima de que "feio é perder". Tal comportamento é extremamente danoso à democracia. Uma vez no poder, o eleito esquece o prometido por absoluta impossibilidade de cumpri-lo. A decepção dos eleitores gera o desengano que se traduz em frases como "são todos iguais", "é tudo a mesma coisa", "não tem um que preste", "se não fosse obrigado eu não ia votar", "só lembram da gente em tempo de eleição". Elas são a expressão da frustração das pessoas com os políticos, e a descrença de que o regime democrático possa contribuir para melhorar suas vidas. Daí é um passo para outra tentação, a autoritária.

Na última eleição, assistimos a manifestações explícitas de tentação eleitoral por parte do meu opositor. Afirmou que atenderia as reivindicações dos professores das universidades estaduais no primeiro dia de governo, acabaria com a violência e daria grandes aumentos salariais aos policiais e aos defensores públicos. E o que aconteceu depois de vitorioso e empossado? A violência aumentou significativamente, a polícia civil entrou em greve, os professores não voltaram às aulas e os defensores públicos, desiludidos das promessas, sussuram arrependimento.

A tentação eleitoral pode levar a vitórias, mas com certeza produz vítimas: o povo e a democracia.

9 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Lucio como é que um governante fala na tv que não admite greve? E um ditadorzinho. É irmão do CIRO GOMES. Ainda bem que não votei nele, como defensor publico já sabia da trajetória dos ferreiras gomes!!! Pena que estou sendo penalizado pela eleição desse que aí está....

Anônimo disse...

QUERIA VER AGORA A CARA DA DRA. FRANCILENE GOMES!!! NO SEU GOVERNO DR. LUCIO, ELA PINTOU E BORDOU CONTRA A SUA PESSOA, E AGORA QUE ESTÁ DEFENSORA PUBLICA GERAL ESTÁ MUITO CALADINHA, NÃO ACHA???

Anônimo disse...

Dr. lucio, conheço muito defensor publico que lutou pela eleição do cid gomes. Colocaram adesivos, mandaram fazer adesivos nos carros, e agora, quando os vejo, só decepção...... EU NUNCA ACREDITEI NOS FERREIRAS GOMES. O CID PROMETEU SIM A ADEQUAÇÃO CONSTITUCIONAL AOS DEFENSORES PUBLICOS , SENDO ESCALONADA AO LONGO DOS QUATRO ANOS. ORA, OS MEUS COLEGAS CAÍRAM NUMA ARMADILHA. NA CAMPANHA FOI MARCADO UM CAFE DA MANHA NUM HOTEL, E ADVINHE, O CID NEM APARECEU, SÓ ISSO AÍ JA ERA UM INDICATIVO DO DESPREZO DO CID GOMES PARA COM OS DEFENSORES PUBLICOS.....COLEGAS DEFENSORES PUBLICOS, AGORA E TARDE.....VAMOS TER QUE ESPERAR MAIS 03 ANOS. SÓ QUERO VER A POSIÇÃO DA DRA. FRANCILENE GOMES QUE AGORA ESTÁ NA SITUAÇÃO...E A ADPEC QUE NÃO SE POSICIONA SOBRE ISSO...FORAM TODOS VENDIDOS POR CARGOS COMISSIONADOS, AGORA OS DEFENSORES PUBLICOS COMUNS PENAM .......

Anônimo disse...

SE ELE DISSE QUE NAO ADMITE GREVE, VAMOS FAZER UMA GREVE,DEFENSORESPUBLICOS, E MOSTRARPARA ELE,SE ELE PODE MAIS QUE A JUSTIÇA!!!! EITA FILHOTINHO DA PREPOTENCIA ESSE CID GOMES....

Anônimo disse...

O CID GOMES, SAVIO PONTES,NELSON MARTINS,IVO GOMES DERAM UM CALOTE POLÍTICO NOS DEFENSORES PÚBLICOS DO CEARÁ. É ISSO AÍ QUE DÁ LUTAR PELA ELEIÇÃO DO CID GOMES....É O GRANDE SALTO PARA O BURACO QUE OS DEFENSORES PÚBLICOS DERAM AO APOIAR O CID GOMES. BEM FEITO.....................

Anônimo disse...

O ex – governador Lúcio Alcântara sempre constrói a sua trajetória homem público dentro da ética dos princípios ou da responsabilidade, sempre foi liderança conciliadora da política cearense, sua análise nos campos das idéias e pertinente quando acusa o atual governador de ser espécie de produto marketing eleitoral, por outro lado o atual chefe do executivo estadual nunca traiu os movimentos sociais e os sindicatos públicos do Ceará, pois, nunca foi defensor dessas representações sociais da sociedade civil organizada, maior avalista desse estelionatário eleitoral foi a prefeita Luzianne Lins e o Partido dos Trabalhadores, esses sim são os atores políticos responsáveis pela traição histórica da esquerda cearense que sempre se colocaram a favor dos movimentos sociais, o atual governador somente gerenciar os interesses políticos locais do deputado federal Ciro Gomes (PSB) e do senador Tasso Jereissati (PSDB), caso especifico do senador os seus interesses econômicos são de interesse dos Ferreiras Gomes. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Anônimo disse...

Tá lá em http://www.blogueisso.com/norton/
E quem disser que não houve arrastão ou caiu no estelionato eleitoral do cid gomes ou é mesmo um boçal!

– Norton… Notícia quente, de última hora, coloca no blog… Arrastões em todo o centro de Fortaleza… Lojas Americanas, Riachuelo, dentro do shopping Diogo… Todas saqueadas…. Embaixo dos bigodes da Ronda do Quarteirão… Tô trancado dentro da Casa Pio… Um monte de gente entrou correndo aqui e e em outras lojas… Os vendedores fecharam as portas… Tá o tiroteio no meio do centro…

É isso aí… Arrastão de natal em Fortaleza. As gangues aproveitam a falta de governo na segurança pública para também fazer as suas “compras” de Natal.

Somos o primeiro a divulgar… Com a telefonia 3G esse arrastão poderia estar sendo por aqui transmitido…

Aliás, esse meu amigo, ainda tem fôlego para me perguntar se eu vi que os hidrantes do centro não tinham água para apagar o incêndio?

Anônimo disse...

A tentação de não me interessar e desprezar a política sempre foi grande para mim.

Foi... Até o dia em que me deparei com a frase que dizia mais ou menos assim : " O preço que pagam aqueles que não se interessam por política é o de ser governado pelos maus ! "

Assim,descrente de que a geração atual de políticos ( Inclusive o senhor) vá contribuir , de fato, para a melhoria da vida minha geração ( Tenho 42 anos), resolvi ficar atento e influenciar no que possa para que minhas filhas ( 8 e 4 anos) possam ter a benção de ter políticos minimamente competentes e honestos eleitos por gente que saiba escolher com sabedoria e cobrar com energia.
A verdade nua e crua é que entra um e sai outro , mas o nível de corrupção, incompetência , desonestidade continua o mesmo !
Contudo, continuarei lutando, votando, debatendo, tentando identificar novos políticos dignos do meu voto ( Dos que estão no poder ou desejando voltar, nenhum merece)e alertando para que isso não continue para sempre.

Anônimo disse...

Dr Lucio, sempre acreditei no sr como homem publico va enfrente o ceara´precisa de homem ético e limpo como o sr.