segunda-feira, 21 de maio de 2007

Secult Itinerante - um projeto vitorioso

Abaixo, mensagem enviada por Cláudia Leitão, secretária da Cultura durante meu Governo, falando sobre a classificação vitoriosa do Projeto Cultura em Movimento. Parabéns a toda a equipe que se empenhou neste trabalho.


Estamos muito felizes com o primeiro lugar na categoria “Gestão Cultural”, atribuído a Secult (2003-2006) pelo Instituto Pensarte. Afinal de contas, o “Projeto Cultura em Movimento - Secult Itinerante” foi um dos ícones da Gestão Lúcio Alcântara. Esse projeto pertencia ao “Programa de Valorização das Culturas Regionais”, que, por sua vez, também foi premiado em 2006, pelo Ministério da Cultura, como o melhor programa público de cultura do país.

Todo esse reconhecimento ratifica o acerto de nossa caminhada, definida em 2003 no nosso Plano Estadual da Cultura, através de dois grandes eixos norteadores: a valorização da diversidade e a promoção da cidadania cultural. Ao sairmos da capital e itinerarmos durante quase dois anos por todo o Estado, conhecemos e reconhecemos nossa diversidade cultural, ao mesmo tempo em que plantamos as sementes da cidadania cultural para os cearenses.

As sementes dessa cidadania cultural foram semeadas em todo o Estado através de várias ações: a criação do Sistema Estadual de Cultura ( que garante pelo menos metade dos recursos do FEC para o interior do Estado) e dos Fóruns Regionais de Cultura e Turismo; a capacitação de gestores municipais, artistas e produtores culturais; o mapeamento do nosso patrimônio material e imaterial; o cadastramento de nossos artistas e profissionais da cultura; a criação de Festivais voltados à formação e à reflexão sobre as linguagens artístico-culturais em todo o Estado, os agentes de leitura, entre tantas outras sementes plantadas ao longo do caminho. Semeamos em terra fértil.

O que plantamos brotou e certamente dará frutos. Sabíamos que as escolhas feitas seriam difíceis e desagradariam a alguns, mas o preço da insatisfação de poucos foi absolutamente recompensado pela cumplicidade e pelos afetos construídos por milhares de cearenses. A despeito dos equívocos, o projeto “Cultura em Movimento” nunca objetivou “interiorizar a cultura” (já que as inúmeras expressões culturais do nosso povo estão presentes de forma rica e variada em todo o Estado, especialmente em seu interior) mas buscou, isto sim, “interiorizar a Secretaria” e seus programas.

Essa política pública de descentralização e inclusão, que vem sendo liderada pelo Ministério da Cultura desde 2003, começa a ser materializada pelos estados e municípios brasileiros. O Ceará foi exemplar na criação de políticas para todos os cearenses e hoje comemora o reconhecimento de sua gestão. Mas, melhor do que prêmios e distinções é sabermos que, de Salitre a Pacoti, de Barroquinha a Icapuí, existe hoje uma população mais consciente e por isso mais próxima do exercício de seus direitos culturais. Que o Estado continue a garantir esses direitos.

Cláudia Leitão

Um comentário:

CLEISON RABELO disse...

Caro Amigo LÚCIO, (ex-governador), este projeto SECULT INTINERANTE ,foi uma das "coisas" mais lindas que já vi em minha vida enquanto gestor. Você(o Sr.) e a Cláudia Leitão fizeram a diferença a nível de Brasil com um projeto inovador e desafiador. Sou professor , filho natural de Alto Santo, fui secretário de educação(2004)e cultura(2005).Sinto-me honrado em ter participado desta história na Cultura do Ceara´.